Calendário Vacinação Gripe H1N1

Calendário Vacinação Gripe H1N1

O Ministério da Saúde tem divulgado amplamente nos mais diversos meios de comunicação o calendário para vacina da Gripe Influenza H1N1 (Gripe A ou Gripe Suína).Você pode ser avisado por e-mail para ser lembrado da vacinação. Cadastre-se neste link.

Confira as datas e fique atento:

22 de Março a 02 de Abril:
– Gestantes
– Crianças de 6 meses a menores de 2 anos – 1ª dose
– População com doenças crônicas

05 a 23 de Abril:
– População de 20 a 29 anos.

24 de Abril a 07 de Maio:
– Idosos com 60 anos ou mais – portadores de deficiências crônicas (A vacinação será realizada junto com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum).

10 a 21 de Maio:
– População de 30 a 39 anos.

De acordo com o calendário, os seguintes portadores de doenças crônicas serão vacinados contra a Influenza H1N1:

• Obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida (crianças, adolescentes e adultos);
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
• Asmáticos (formas graves);
• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
• Diabetes mellitus;
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes em diálise);
• Doença hematológica (hemoglobinopatias);
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática autoimune, doença de Kawasaki);
• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Só para lembrar:

MODOS DE TRANSMISSÃO DA INFLUENZA H1N1:

A forma mais comum é a transmissão direta (pessoa a pessoa), por meio de gotículas de saliva, expelidas ao falar, ao tossir e espirrar. Outra forma é pelo contato (indireto), por meio das secreções de pessoas doentes. Nesses casos, a mão é o principal meio transmissor do vírus, ao favorecer a introdução de partículas virais diretamente na boca, olhos e nariz.

SINTOMAS DA INFLUENZA H1N1:

Os sintomas da Gripe, muitas vezes, se assemelham aos do resfriado, que é caracterizado pela presença de sintomas relacionados ao comprometimento das vias aéreas superiores, como congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, e menos frequentemente mal-estar, mialgia, cefaléia. Em um resfriado, o quadro geralmente é brando, de evolução benigna (2 a 4 dias), mas podem ocorrer complicações como otites, sinusites e bronquites, e quadros graves , de acordo com o agente etiológico em questão.

Mas embora tenha sintomas semelhantes a de um resfriado, a gripe (Influenza H1N1) é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus Influenza, que se transmite de uma pessoa para outra por via respiratória. A doença começa com febre alta, em geral acima de 38ºC, e dura em torno de três dias. A pessoa apresenta também dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros costumam piorar com a progressão da doença e duram cerca de três a quatro dias após o desaparecimento da febre.

Site oficial: www.vacinacaoinfluenza.com.br
Notícias sobre o vírus H1N1

Share This Post

Recent Articles

2 Responses to “Calendário Vacinação Gripe H1N1”

  1. alessandra borges disse:

    minha filha tem 14 anos,tem otite cronica.Ela deve se vacinar contra a gripe suina?????

  2. Daniela disse:

    Minha filha tem quatro anos, sofre de otite e infecção de garganta todos os invernos, pelo menos duas vezes neste período, gostaria de saber se ela entra no grupo de doenças cronicas e se pode ser vacinada?
    obrigada.

Leave a Reply

*

© 2018 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie