Emagrecer para o casamento

Na gordura e na magreza
Mulheres recuperam os quilos perdidos para o casamento poucos meses após a cerimônia

Emagrecer para o casamentoAtire o primeiro buquê a noiva que não quis estar radiante no dia do casamento. Para entrar impecável na igreja e sair bela em todos os registros da festança, vale qualquer esforço. Se tem mulher que passa a vida inteira de dieta, às vésperas de um dos dias mais importantes da existência feminina a ob­­sessão pela silhueta esbelta pode chegar ao extremo. Embora perder peso para desfilar o modelito branco com graça e elegância seja a preocupação de dez entre dez noivas, um estudo internacional feito com 3 mil moças comprovou que, por mais que elas consigam emagrecer antes da cerimônia, a maioria recupera os quilos perdidos poucos meses depois de casada.

Segundo a pesquisa, em média as noivas perderam seis quilos para caber no vestido, mas 14% delas afirmaram ter começado a engordar outra vez ainda durante a lua de mel. Uma entre cinco re­­cuperou todo o peso perdido em até seis meses após a cerimônia. De acordo com o estudo, entre os principais motivos apontados por elas para querer perder peso estão: o fato de serem o centro das atenções no dia do evento, a preocupação sobre como sairiam nas fotos e a pressão exercida por familiares e amigos para que a noiva estivesse linda no dia do casamento.

A engenheira Graziela Schon­­rock casou em dezembro de 2008 e um ano antes já começou a fazer dieta. Foram 16 quilos perdidos até o dia de ir para o altar, mas em quatro meses, lá estavam eles no­­vamente. “Parei de tomar o re­­mé­­dio na lua de mel e logo que voltei de viagem já estava engordando outra vez”, lembra.

O estilista Ronaldo Nitta, que trabalha com noivas, conta por experiência que é nos três meses que antecedem o casamento que as moças mais emagrecem. “Mas é uma minoria que consegue manter. Quase todas, se tentarem entrar no vestido depois de três meses do casamento, não vão conseguir”, afirma.

Para a nutricionista Helena Simonar, professora do curso de nutrição da Pontifícia Univer­­sidade Católica do Paraná, isso acontece porque as mulheres não mantêm uma rotina equilibrada. “Depois de se casar ela acaba assumindo mais compromissos e tem menos tempo de cuidar de si própria. Ela sai da casa dos pais, por exemplo, onde tinha uma rotina e refeições regradas e vai morar com o marido tendo que assumir uma série de responsabilidades. Isso faz com que ela tenha menos tempo para se cuidar”, explica. Segundo o estudo, 14% das noivas admitiram ter relaxado quanto à aparência após o casamento. Mais da metade das entrevistadas afirmaram sentir-se mais relaxadas diante dos parceiros depois de casar e 15% disseram que pararam de se sentir pressionadas a parecerem perfeitas.

De acordo com a nutricionista, uma das formas de emagrecer e manter o peso é fazer as refeições em horários corretos. “O recomendado é fracionar a alimentação em pelo menos seis refeições diárias, priorizando frutas e hortaliças que são alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. Evitar lanches rápidos que são calóricos e ricos em sódio e tentar manter alguma atividade física”, aconselha. Se­­gundo ela, é importante lembrar que dietas malucas e restritivas podem fazer emagrecer rapidamente, mas causam o chamado efeito sanfona. “O organismo en­­contra uma forma de compensar a perda. Ele entende a falta de alimento co­­mo privação e depois supercompensa fazendo com que a mu­­lher armazene energia e engorde rapidamente”, diz.

Estresse

Além da preocupação com a beleza, o estresse dos preparativos foi apontado por 17% das noivas co­­mo um fator responsável pela perda de peso. “O desgaste das noivas para preparar a festa é enorme”, comenta a psicóloga Letícia Silveira Netto. O estudo mostrou que, para elas, a tristeza depois de meses de preparação também é um fator que influi no ganho de peso. “A gente fica mais de um ano programando tudo, é muita ex­­pectativa, mas o dia mesmo passa muito rápido. Quando a gente se dá conta fica um vazio”, diz Gra­­zie­­la. Para a psicóloga, esse sentimento acontece quando a noiva se percebe em uma rotina. “Depois da festa ela precisa encarar o dia a dia do casamento, e muitas vezes se frustra porque havia colocado uma expectativa muito alta, tinha uma visão muito idealizada da vida a dois”, afirma.

Veja abaixo alguns dados do estudo:

– As noivas perderam em média 6 quilos, mas uma entre dez entrevistadas chegou a eliminar 12 kg ou mais.
– Uma entre dez afirmou ter encomendado um vestido menor do que seu número para ter certeza de que alcançaria o resultado desejado.
– 17% das noivas apontaram o estresse como um fator para a perda de peso.
– O principal motivo para querer emagrecer para o casamento foi o fato de ser o centro das atenções no dia do evento.
– As entrevistadas também se preocuparam em como iriam sair nas fotos.
– A pressão exercida por familiares e amigos para que as noivas estivessem lindas no dia do casamento foi apontada como motivo para a perda de peso.
– Uma entre cinco admitiu que recuperou o peso perdido em até seis meses depois de ter se casado.
– 14% das participantes na pesquisa disseram que começaram a engordar já durante a lua de mel.
– 13% já haviam retornado ao peso anterior à dieta após um ano de casamento.
– Mais da metade das entrevistadas afirmaram sentir-se mais relaxadas diante dos parceiros depois de casar.
– 15% disseram que pararam de se sentir pressionadas para serem perfeitas.
– 14% admitiram ter relaxado quanto à aparência.
– Algumas culparam a tristeza após o casamento e a lua de mel pelo ganho de peso.

Fonte: Gazeta do Povo

Share This Post

Related Articles

2 Responses to “Emagrecer para o casamento”

  1. Lia Mello disse:

    Toda noiva quer estar incrível para o grande dia, e é claro pra ter uma dieta saudável e feliz você pode comer muitas coisas saudáveis, veja por exemplo essa receita

    https://dieta.bio.br/receita/receita-de-torta-light/

  2. Dar disse:

    Quarta feira pela manhã coloque meio copo de agua , dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder. Nao coloque grãos a mais do que você deseja,pois os quilos perdidos não são recuperados.
    A noite beba a água deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água. Quinta feira pela manhã em jejum beba a água deixando os grãos de arroz, complentando novamente com meio copo de água.
    Sexta-feira pela manhã em jejum beba a água com os grãos de arroz junto.
    Obs: 1- Conserve o mesmo copo durante o processo, 2- Não faça regime pois a simpatia é infalivel, 3- Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder 4- Começe na quarta feira após distribuir as cópias, 5- Publique na mesma semana .
    Boa Sorte

Leave a Reply

*

© 2017 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie