O Peso da Depressão

O Peso da Depressão
Depois dos resultados inconclusivos apresentados pelos estudos iniciais, pesquisas recentes sugerem uma relação entre depressão e peso.

Que relação é essa?
O Peso da DepressãoPesquisas mostram que o excesso de peso tem ligação com históricos de depressão e sentimentos angustiantes, como a ansiedade. Esse vínculo é mais forte em brancos com menos de 65 anos, maior escolaridade e alta renda. Estudos mais antigos sugeriam ainda que a relação obesidade-depressão teria mais força nas mulheres, mas isso parece estar mudando. De acordo com um artigo publicado no Archives of General Psychiatry (Arquivos de Psiquiatria Geral), a relação tem a mesma intensidade em ambos os sexos.

O vínculo obesidade-depressão foi observado não só entre os adultos. Existem registros de obesidade e depressão também entre adolescentes. Além deles, novas mamães com excesso de peso tendem a apresentar sintomas.

O que vem primeiro?
Embora os pesquisadores tenham encontrado a relação, ainda não é possível determinar em que direção ela acontece. Ou seja, ainda não se sabe se o excesso de peso leva à depressão ou vice-versa. Teorias suportam ambos os sentidos.

A depressão pode provocar o aumento de apetite e a diminuição de atividades físicas, que levam ao excesso de peso. Os efeitos colaterais dos medicamentos utilizados para tratar a doença também contribuem para isso. Em indivíduos com transtornos alimentares, a depressão provoca compulsão alimentar, aumentando ainda mais o risco de sobrepeso.

Por outro lado, a obesidade também pode levar à depressão. O excesso de peso é um estigma. Obesos são vítimas de comentários negativos e até cruéis. Os brancos parecem sofrer mais com isso do que qualquer outro grupo étnico. Além do estigma social, existe a limitação física causada pela obesidade. Ela reduz a habilidade de participação em atividades prazerosas, o que aumenta o risco de depressão.

A depressão e o aumento de peso podem ser consequência de outros fatores, como abuso sexual na infância ou vulnerabilidade genética.

Em suma…
Definitivamente, existe uma relação entre depressão e excesso de peso, mas muitas pesquisas ainda estão sendo realizadas para que se chegue a um conhecimento sólido sobre o assunto.

Fonte: Vigilantes do Peso

Share This Post

Related Articles

Leave a Reply

*

© 2018 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie