Para emagrecer, o melhor é praticar somente exercícios aeróbicos

Para emagrecer, o melhor é praticar somente exercícios aeróbicosSegundo estudo, atividades como corrida são mais eficazes na perda de peso do que a musculação sozinha ou a combinação dos dois tipos de exercício

Para conseguir emagrecer, uma pessoa que está acima do peso talvez deva deixar de lado a musculação e dedicar-se somente à prática de atividades aeróbicas, como caminhada, corrida e natação. Ao menos é o que concluiu um novo estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos.

Após avaliar um grupo de indivíduos obesos ou com sobrepeso, os pesquisadores mostraram que praticar exercícios aeróbicos é melhor para perder peso e gordura em comparação com treinos de resistência ou treinos que combinem os dois tipos de atividade. As conclusões estão presentes na edição desta semana do periódico Journal of Applied Physiology.

De acordo com os autores dessa pesquisa, sabe-se que as atividades aeróbicas são eficazes na perda de peso. Por outro lado, novos estudos vêm sugerindo que os exercícios de resistência, que promovem o ganho de massa muscular, podem, além de outros benefícios, como a melhora dos níveis de glicose e colesterol no sangue, levar ao emagrecimento. No entanto, não estava claro qual é a atividade que surte o melhor efeito em relação à perda de peso.

Para encontrar uma resposta, os pesquisadores analisaram 119 adultos obesos ou com sobrepeso. Eles foram designados a um dos três tipos de treinamento estipulados pelo estudo: o treino de resistência (musculação três vezes por semana, ou 180 minutos semanais da atividade); o treino aeróbico (19 quilômetros de caminhada ou corrida por semana, cerca de 130 minutos da atividade por semana); e o treino combinado (musculação três vezes por semana mais 19quilômetros de caminhada ou corrida semanais).

Comparação — De acordo com os resultados, enquanto os participantes dos grupos do treino aeróbico e do treino combinado emagreceram, grande parte daqueles que apenas realizaram exercícios de musculação ganharam peso. Isso ocorreu devido ao ganho de massa corporal magra, segundo os autores.

O treino que combinou atividades de resistência e aeróbicas ajudou os participantes a perderem peso, gordura corporal e circunferência abdominal quase na mesma intensidade que o treino aeróbico o fez. No entanto, o treino combinado exigiu o dobro de tempo de exercícios realizados, o que fez com que os pesquisadores concluíssem que as atividades aeróbicas são a opção mais eficaz na hora de emagrecer.

De acordo com os autores do estudo, é preciso lembrar que “nenhum tipo de exercício é benéfico para todos os problemas de saúde” e, portanto, é preciso identificar a necessidade de cada paciente para que um médico indique a melhor atividade para ele. No caso da pesquisa, ela mostra que exercícios aeróbicos são melhores para o emagrecimento, o que não quer dizer que treinos de resistência ou combinados não façam bem à saúde.

Fonte: CenárioMT

Share This Post

Related Articles

One Response to “Para emagrecer, o melhor é praticar somente exercícios aeróbicos”

  1. Exercícios aeróbicos realmente são muito bons, eu consegui perder muito peso só com esses exercícios e estou muito feliz. Parabéns pelas dicas.

    Abraço.

Leave a Reply

*

© 2017 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie