Quer emagrecer? Coma menos calorias

Quer emagrecer? Coma menos calorias

Nem menos gorduras nem menos carboidratos: estudo diz que o segredo de uma dieta é controlar o número de calorias ingeridas durante o dia

Menos gordura, menos açúcar, mais proteína? As dietas são muitas e – para desespero ou alegria das pessoas que querem ou precisam perder peso – a toda hora surge algo novo sobre o assunto. Mas, segundo cientistas da Escola de Saúde Pública de Universidade Harvard, nos Estados Unidos, a maneira mais eficiente de eliminar os quilos a mais é mesmo a boa e velha tática de cortar a quantidade de calorias ingeridas nas refeições.

Para Elizabeth Nabel, diretora do National Heart, Lung and Blood Institute – que financiou a pesquisa -, o segredo para perder peso consiste em limitar as calorias e, claro, queimar o excedente com exercícios físicos. “Não importa se você reduz o teor de gordura ou carboidratos, é preciso estar atento à quantidade de calorias do alimento”, afirma.

O estudo divulgado nesta quinta-feira (26) no New England Journal of Medicine contraria as dietas mais famosas, como a de Atkins, que estimula o baixa consumo de carboidratos, por exemplo, ou a de South Beach, que é mais liberal no consumo de pães e massas.

Os pesquisadores acompanharam a dieta de 811 adultos em dietas com níveis diferentes de gordura e proteína. Eles perceberam que aqueles que concentraram sua alimentação em um tipo de alimento ou restringiram apenas um dos grupos tiveram mais dificuldade de perder peso. Todos os quatro regimes incluíam grandes quantidades de cereais integrais, frutas e legumes, e substituíam gordura saturada, encontrada em alimentos como manteiga e carne, por gordura insaturada, encontrada em óleos vegetais e nozes.

Cada paciente – dois terços mulheres – foi orientado a ingerir cerca de 750 calorias por dia e a praticar 90 minutos de atividades física diariamente. Além disso, eles precisavam anotar seus hábitos alimentares um diário online e tinham um acompanhamento semanal com os orientadores da dieta.

Nos primeiros seis meses da dieta, os participantes da dieta perderam, em média, cerca de 13 quilos, 7% de seu peso inicial, não importando o tipo de dieta seguida. Em dois anos, a média caiu para 9 quilos. Apenas 15% dos voluntários conseguiram perder 10% ou mais de seu peso inicial. A boa notícia é que todos os pacientes reduziram seu risco de diabetes e os níveis do mau colesterol (LDL), aumentando simultaneamente o bom colesterol (HDL).

Para o pesquisador Frank Sacks, da Harvard, o segredo para que a pessoas não abandonem a dieta facilmente está em encontrar uma alimentação saudável e saborosa. Segundo Saks, uma dieta restritiva em calorias e não em tipo de alimentos oferece às pessoas uma maior escolha na horas das refeições, o que torna a dieta menos monótona. “Eles só precisam de se concentrar sobre o quanto estão comendo”, disse ele.

Sacks defende que qualquer dieta tem que ser feita com cautela e de forma gradual. “Isso é o que recomendo aos meus pacientes: vamos tentar buscar uma redução gradual ou realista em calorias. Isso vai ajudar você a sustentar sua dieta dia após dia”.

Fonte: Revista Época

Share This Post

Related Articles

One Response to “Quer emagrecer? Coma menos calorias”

  1. Dani disse:

    Eu tenho uma dica ótima.
    Usei um produto chamado óleo de coco da empresa dr. orgânico http://www.dr-organico.com.br que me ajudou a queimar uma gordurinhas e tudo mais.
    Comprei e adorei.
    Indico SEMPRE.

    beiiiijos

Leave a Reply

*

© 2018 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie