Relaxar pode ser a chave para perder peso

Uma nova pesquisa publicada pela revista Science mostra que dietas deixam o cérebro mais sensível ao estresse e a recompensas como comidas de alta caloria. Essas mudanças cerebrais duram até após o fim da dieta e podem incitar indivíduos saudáveis a comer sob pressão.

Relaxar pode ser a chave para perder peso

A maioria das pesquisas sobre perda de peso tem focado em ajudar as pessoas a comer menos, se saciar mais rapidamente e a ter poucos desejos. Mas uma vez mais magros, todos têm problemas em manter o peso. E talvez o problema seja o estresse.

Segundo a neurocientista Tracy Bale, da Universidade da Pensilvânia, o estresse leva o corpo a liberar o hormônio cortisol, que abastece o sangue com energia na forma de açúcar. Frequentemente, o alto nível de estresse leva à elevação crônica dos níveis de cortisol, o que pode causar aumento do apetite e ganho de peso.

Para testar essa hipótese, os pesquisadores cortaram a ingestão diária dos camundongos em 25% por três semanas, até que os roedores perdessem de 10% a 15% do peso original. Esse regime simula uma dieta moderada e uma modesta perda de peso em humanos. Depois da exposição a algumas formas de estresse, como barulho em alto volume, os camundongos tiveram níveis mais altos de cortisol no sangue. E os níveis de cortisol permaneceram altos por mais tempo que nos camundongos controlados, o que indica que os roedores em dieta ficaram mais estressados e demoraram mais tempo para se acalmar.

– Dieta é difícil porque seu cérebro trabalha contra você. Aprender a lidar com estresse pode ser a chave para perder peso com sucesso porque ‘você não está propenso a ser levado a consumir sob estresse’ – diz Bale.

Fonte: O Globo

Share This Post

Related Articles

Leave a Reply

*

© 2017 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie