10 alimentos que são um santo remédio!

Na batalha para ter boa saúde, alguns alimentos são aliados vitais. Eles contêm propriedades que auxiliam na prevenção ao envelhecimento celular, combatem o colesterol ruim e atuam como anti-inflamatórios, por exemplo. Entre os alimentos considerados funcionais, selecionei os 10 mais importantes. Saiba o que eles fazem pelo seu organismo e qual é a quantidade diária recomendada de cada um para se garantir os melhores efeitos.

AcerolaAcerola: fruta rica em vitamina C (30 a 50 vezes mais do que a laranja), que age na reconstituição dos leucócitos no sangue em períodos de queda de imunidade. Uma pesquisa realizada ano passado pelo Instituto Americano de Saúde mostrou que a vitamina C parece inibir o câncer de mama.
Dose diária: 1 copo de suco

Amêndoas: sementes oleaginosas, nozes, amêndoas e avelã são ricas em vitamina E, selênio e zinco. Ajudam a retardar o envelhecimento celular e previnem doenças do coração e o colesterol ruim. Um estudo na Universidade Loma Linda, dos EUA, relacionou o consumo de amêndoas ao baixo risco de doenças coronárias.
Dose diária: 30 gramas

Aveia: rica em fibra solúvel, a betaglucana, combate os níveis elevados de açúcar no sangue e reduz o colesterol ruim. Também é fonte de sílica, um mineral que pesquisadores acreditam ser vital para a saúde da pele.
Dose diária: 4 colheres de sopa de farelo

Brócolis: fontes de ácido fólico e vitaminas A e E, ajudam a prevenir câncer, fortalecem a imunidade e protegem o cérebro. Um estudo da Universidade de Pittsburgh (EUA) publicado em 2009 relaciona o ativo sulforafane à regressão de câncer de pulmão.
Dose diária: 100 gramas, de preferência crus

Chocolate amargo: as variedades escuras (acima de 70% de cacau) são ricas em vitamina E, antioxidante que evita a formação de placas de gordura nas artérias e combate o colesterol ruim.
Dose diária: um tablete de 30 gramas

Cúrcuma: muito usada na culinária indiana, a especiaria é uma grande fonte de curcumina, apontada como poderoso anti-inflamatório. Também pode ajudar a combater câncer. Uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas (EUA), em 2008, mostrou que ela inibe a proliferação de tumores.
Dose diária: 3 gramas ou 1 colher de chá

Maçã: a fruta possui 150 supernutrientes, entre os quais a quercetina, um antioxidante que aparece em pesquisas como aliado no combate ao colesterol ruim e na prevenção de doenças como câncer. Como a quercetina fica logo abaixo da casca da maçã, ela não deve ser retirada.
Dose diária: uma unidade

Sardinha: o ácido graxo ômega-3 presente nos peixes marinhos (também em salmão, atum, arenque, cavala etc) melhora o sistema imunológico e reduz o risco de doenças cardiovasculares e inflamatórias. Um estudo de 2009 da Clínica Cleveland mostrou que o ômega-3 diminui os triglicérides e melhora a coagulação e a pressão sanguíneas.
Dose diária: pelo menos 3 porções por semana

Soja: é rica em proteínas, fibras, cálcio e fonte de gorduras benéficas ao coração. É a única proteína vegetal semelhante aos produtos animais. Previne colesterol ruim, câncer de mama e osteoporose e melhora os sintomas da menopausa.
Dose diária: 25 gramas de proteína texturizada ou 1 xícara de chá de grãos

Tomate: o fruto é fonte de licopeno, importante protetor contra o câncer de próstata e doenças do coração. Estudos revelam que os homens que comem 10 porções de tomate (em purê, suco ou sopa) por semana têm 35% menos chances de desenvolver câncer de próstata.
Dose diária: uma xícara de chá.

Fonte: Vida Saudável

Share This Post

Related Articles

One Response to “10 alimentos que são um santo remédio!”

  1. murilo xavier disse:

    Vc´s estão certo, pela manhã uma boa acerola e uma maça com mel e aveia, é bem conservante, benefica atá demais, mas um copo de suco de uva fecha toda a tese de uma boa alimentação, comer é uma questão de cultura.

Leave a Reply

*

© 2018 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie