10 erros na educação alimentar das crianças

Hoje, a obesidade infantil é um grave problema de saúde pública.
Por causa de mudanças, para pior, nos hábitos alimentares, uma em cada três crianças brasileiras entre sete e 12 anos sofre com excesso de peso.

10 erros na educação alimentar das criançasRefeições à vontade, ricas em açúcares e gorduras, e várias horas ao dia passadas em frente à televisão ou ao computador estão na origem da epidemia de quilos extras que avança junto com a idade e atinge 41% dos adultos no país.

A culpa pelos maus hábitos começa em casa. Por isso, a  Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) listou 10 erros na educação alimentar das crianças e dá dicas principalmente para os pais superarem os problemas à mesa.

ERRO 1. Dizer sempre sim: a criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. É preciso destinar um dia por semana a situações em que é possível ser mais liberal.

ERRO 2. Lanches fora de hora: o ideal são seis refeições diárias. É importante evitar as beliscadas fora desses horários.

ERRO 3. Oferecer comida como recompensa: “Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.

ERRO 4. Ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado: ” Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.

ERRO 5. Brincadeiras na mesa: hora de comer é hora de seriedade. Evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.

ERRO 6. Ceder ao primeiro não gosto disso: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada.

ERRO 7. Substituir refeições: “Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira”. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.

ERRO 8. Tornar a ida a uma lanchonete um programão: a comida de casa fica meio sem graça.

ERRO 9. Servir sempre a mesma comida: A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutrientes, vai faltar fibras.

ERRO 10. Dar o exemplo: Não adianta mandar tomar sucos e os pais somente beberem refrigerantes

Fonte: Vida Saudável

Share This Post

Related Articles

2 Responses to “10 erros na educação alimentar das crianças”

  1. isabela disse:

    tenho 12 anos e quero emagrecer o que eu faço???????????????????????????????/

  2. thifanny disse:

    tenho 12 anos e quero emagrecer o que faço

Leave a Reply

*

© 2017 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie