Como evitar o sobrepeso e a obesidade

Como evitar o sobrepeso e a obesidade

Confira algumas dicas elaboradas pelas nutricionistas da rede Mundo Verde Flávia Morais, Natalia Lautherbach e Thais Souza para prevenir evitar o sobrepeso e a obesidade:

  • Procure realizar de cinco a seis refeições ao dia, em pequenas quantidades;
  • mastigue bem os alimentos e realize suas refeições em locais tranqüilos, pois favorece o processo de digestão;
  • não fique mais de três horas sem se alimentar, estabeleça horários regulares para realizar suas refeições;
  • consuma variedades de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos;
  • inicie as principais refeições pelo consumo de saladas de hortaliças, pois são fontes de fibras e promovem saciedade;
  • beba bastante líquidos como água, chás e sucos naturais. Os sucos industrializados devem ser evitados já que contém corantes, conservantes, aromatizantes e açúcares;
  • substitua os cereais refinados por cereais integrais, tais como: arroz, massas, biscoitos e pães integrais, pois são fontes de fibras, vitaminas e minerais;
  • evite frituras e alimentos gordurosos, prefira as preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas;
  • evite doces, refrigerantes, alimentos enlatados, embutidos e outros produtos industrializados;
  • inclua na dieta quinua e amaranto, cereais integrais que são fontes de triptofano. Esse nutriente aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor que diminui a compulsão alimentar. Outras fontes de triptofano são: banana, damasco e açaí;
  • A prática regular e orientada de atividade física é fundamental, pois aumenta a queima de calorias e promove uma série de benefícios à saúde. Opte por uma atividade física que lhe agrade, como caminhar, andar de bicicleta e nadar.

Lembre-se: Não existe uma dieta padrão ou uma fórmula milagrosa para perda de peso. O emagrecimento deve ocorrer de forma lenta e gradual, sendo necessário o acompanhamento nutricional por no mínimo um ano para que o indivíduo possa se adaptar a nova rotina alimentar e diminuir a dependência por alimentos gordurosos e ricos em carboidratos.

Fonte: Bem-Estar ZH

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