Como o sono influi na perda ou ganho de peso?

Os últimos estudos mostram que quem dorme menos de 7 horas tem uma tendência a acumular mais gordura. Mas os mesmos estudos mostram que dormir mais de 10 horas também favorece esse acúmulo de gordura, embora menos de quem dorme pouco.
Existem algumas explicações.

Sono e pesoNas 4 primeiras horas de sono ocorre a liberação de vários hormônios que farão nossa recuperação, entre eles o GH, que é o hormônio do crescimento. Já nas duas horas finais ocorre o reparo psicológico, isso significa que quem dorme menos fica mais irritado, estressado, desconcentrado. Quando se dorme pouco o corpo libera mais o cortisol, um hormônio ligado, entre outros efeitos ruins, ao estresse. Ele tem uma relação direta com o acúmulo de gordura no abdômen, um tipo bastante perigoso pra saúde. Para completar, quem dorme menos acaba comendo mais por ficar mais tempo acordado. É uma questão de lógica: a pessoa normalmente faz uma refeição a mais.

A atividade física tem uma relação muito direta com o sono. Quem se exercita consegue dormir melhor e inúmeros estudos comprovam isso. O motivo é que o corpo fica mais relaxado. As atividades aeróbias são as que mais produzem esse efeito.

ALGUMAS DICAS PARA DORMIR MELHOR

  • O quarto de dormir deve ser silencioso, escuro e com temperatura amena.
  • A alimentação antes de dormir deve ser leve e de fácil digestão.
  • Evite fazer atividade física intensa muito próximo da hora de dormir.
  • Procure dormir e despertar sempre nos mesmos horários para facilitar o seu relógio interno.
  • Evite consumir bebidas com álcool, principalmente antes de se deitar.
  • Evite bebidas que contenham cafeína.
  • Não fume.

Fonte: Marie Claire (Marcio Atalla)

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One Response to “Como o sono influi na perda ou ganho de peso?”

  1. Ótimo post!
    O repouso na medida certa é realmente fundamental.
    Meus resultados sempre foram melhores quando associei a dieta à boas noites de sono.

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