Desintoxique-se para o Verão!

Está chegando a estação mais desejada do ano! Férias, sol, calor, praia e carnaval! Nada melhor que preparar sua alimentação, seu astral e o seu corpo para aproveitar o verão da melhor forma possível.

Uma questão que pode atrapalhar e muito o “projeto verão” é o acúmulo de toxinas no organismo. Esse excesso de substâncias estranhas ao corpo, além de ser prejudicial à saúde, traz problemas como: dificuldade de perda de peso, envelhecimento precoce, distúrbios de sono, acne e outros problemas de pele, mau funcionamento intestinal e inúmeros sintomas que só atrapalham nosso bem-estar. Podemos aproveitar a função desintoxicante e antioxidante que alguns alimentos oferecem para equilibrar a alimentação e minimizar esses efeitos.

Os termos destoxificação, detoxificação, desintoxicação ou detox significam liberar ou eliminar toxinas. As toxinas, vilãs nos processos de emagrecimento e tratamentos antienvelhecimento, estão por toda parte e são acumuladas em nossas células diariamente. Temos acesso a elas através do uso de medicamentos, aditivos artificiais de alimentos industrializados (corantes artificiais, conservantes, etc…), agrotóxicos presentes nos vegetais, frituras, alimentos processados, poluição, estresse, consumo de álcool, tabagismo e todas as substâncias estranhas ao nosso organismo, chamadas tecnicamente de xenobióticos.

Desintoxique-seNosso corpo consegue eliminar naturalmente parte dessas toxinas por meio de processos que ocorrem no fígado, sendo os rins os órgãos encarregados pela excreção pela urina, e os intestinos, pelas fezes. Muitas vezes, nosso sistema de eliminação de toxinas não é totalmente eficiente, devido ao excesso de toxinas acumuladas ou por algum tipo de deficiência em alguma fase do processo de detoxificação, aí é hora de darmos uma ajuda ao nosso corpo através da alimentação!

Muitas substâncias presentes nos alimentos têm o poder de ajudar o organismo a eliminar toxinas. Essas substâncias são encontradas principalmente em frutas, verduras e legumes. Abaixo vamos dar exemplos de alimentos com essas características e que têm tudo a ver com o verão!

Cenoura: É uma raiz pouco calórica e riquíssima em nutrientes como vitaminas A, C, B2 e B3, além de ser fonte de betacaroteno, antioxidante importante para a proteção da pele contra a radiação UV. A cenoura é também rica em fibras, que ajudam no funcionamento intestinal e dão saciedade. Apresenta vários compostos fenólicos que neutralizam toxinas, tornando-as solúveis e facilitando a excreção por via urinária.

Acerola: É uma das principais fontes de vitamina C. Além disso, é rica em carotenóides e bioflavonóides, especialmente a rutina, todos com ação antioxidante.

Gengibre: É uma raiz rica em substâncias importantes no processo de detoxificação. Apresenta alto teor de gingerol e shogaol, dois compostos antioxidantes que exercem os efeitos positivos. Vários estudos mostram os efeitos benéficos do gengibre na modulação de enzimas com ação detoxificante. Além disso, possui ação antiinflamatória, termogênica e diurética, diminuindo a retenção de líquidos e facilitando os processos de emagrecimento.

Laranja: Fonte de vitamina C e de fibras, a laranja também é rica em vários compostos bioativos flavonóides, de ação antioxidante que protegem contra o stress oxidativo ligado à inflamação e reduzem o risco de danos macromoleculares causados pelos radicais livres.

Manga: Rica em substâncias com ação antioxidante, como compostos fenólicos e carotenóides, especialmente betacaroteno. Além disso, é fonte de fibras solúveis e insolúveis, fazendo com que apresente efeitos protetores contra viárias doenças.

Procure estender o seu “projeto verão” para as outras estações do ano e faça o “projeto saúde” o ano todo! Cuide bem do seu corpo, sua saúde agradece!

Fernanda Chaves
CRN 8442

Fonte: www.sanavita.com.br

Share This Post

Related Articles

6 Responses to “Desintoxique-se para o Verão!”

  1. Karol disse:

    Adorei a matéria

  2. BRuna Fonseca disse:

    Olá,

    Você poderia me dar mais dicas sobre essa receita? Eu estou realmente precisando perder peso.

    Já não suporto mais tanta banha e tanta pança.

  3. Comoemagrecer disse:

    Além de ser muito gostoso esse suco pode me ajudar desintoxicar o organismo.
    valeu pela dica.

  4. Laércio Pacanari disse:

    Parabéns pelo artigo! É de extrema importância que as pessoas conheçam os alimentos que podem ajudar a eliminar as toxinas do nosso corpo. São frutas e legumes que podem estar na nossa mesa diariamente. Infelizmente muitas pessoas preferem tomar remédios para emagrecer a adquirirem hábitos sadios comendo algo natural. Enfim, creio que é possível ser mais saudável adotando medidas certas.

  5. Marisa Gameiro disse:

    Grande publicação e grandes conselhos, como sempre. Vou tomar nota destas frutas para incluir na minha dieta. Obrigado!

  6. monica disse:

    Na verdade nos deveriamos fazer uma consulta médica antes de tomar qualquer tipo de suco.

Leave a Reply

*

© 2017 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie