Drunkorexia

Drunkorexia: Beber para emagrecer

Do inglês, a drunkorexia é a junção das palavras drunk, que significa bêbado, e anorexia, que é a falta ou perda do apetite em níveis extremos e perigosos. O termo foi criado para designar um transtorno alimentar em que as mulheres doentes bebem em vez de comer. O forte desejo de se manter magra faz com que muitas mulheres e adolescentes substituem suas refeições por álcool. Os padrões de beleza e corpos magros e esbeltos está fazendo com que muitas mulheres entrem de cabeça na era do emagrecimento, muitas delas querem que seus corpos fiquem igual à de celebridades.
DrunkorexiaAs alterações da imagem corporal podem ser vistas em quadros psiquiátricos e podem acompanhar distúrbios neurológicos, entre outros a esquizofrenia, a depressão, a ansiedade, os transtornos alimentares e os quadros confusionais. Como acontece com a bulimia e a anorexia, a drunkorexia provoca a substituição de alimentos e até mesmo refeições completas por uso e abuso do álcool, o que pode causar dependência.
Um dos motivos para o surgimento deste transtorno é a ditadura da beleza onde impõe padrões estéticos incompatíveis com a realidade. Mulheres com a auto-estima mal estruturada se importam muito mais com a opinião alheia e buscam seus objetivos de emagrecimento rápido com dietas que dizem ser milagrosas e até mesmo param de comer para obter o corpo e a aparência desejada, assim são alvos fáceis para a alcoorexia.
As bebidas alcoólicas reduzem um pouco o apetite e para muitas mulheres a alimentação e a bebida não caiem muito bem juntas. No qual deixam a comida de lado e desfrutam de alguns copos de bebidas. O álcool para elas favorece, depois de alguns goles diminuem a ansiedade e faz com que não descontem na alimentação. Além de tornar um vício, o álcool não funciona no controle da ansiedade no primeiro momento, ele simplesmente gera uma sensação de conforto e relaxamento e depois vem a angústia com enorme sentimento de vazio. O que faz muitas mulheres após a ingestão atacarem a geladeira para amenizar ou acabar com o mal estar.
Pesquisadores canadenses levantaram que os primeiros sinais da drunkorexia costumam aparecer ainda na adolescência, por volta dos 15 anos, quando se inicia a vida social de forma mais efetiva. Muitas dessas pacientes só buscam ajuda após alguns anos, quando a doença já esta no ápice. É muito comum algumas pessoas vivenciarem situações sociais vexatórias, como desmaiar em público ou vomitar, isso acontece, pois passam horas e até dias sem se alimentar.
A anoréxica se considera mentalmente normal, no entanto, a visão que alimenta de si mesmo é distorcida, levando-a se ver gorda e feia. Este distúrbio leva o indivíduo a alterar drasticamente seus hábitos alimentares e vai recorrer a todos os recursos para emagrecer cada vez mais. Segundo uma pesquisa feita 41% das mulheres que apresentavam drunkorexia também tinham transtorno obssessivo compulsivo, 30% tinham bulimia e 8% eram anoréxicas.
O tratamento da drunkorexia deve ser realizado através de tratamento médico, psicológico e acompanhamento com nutricionistas, para controlar a anorexia e também do alcoolismo. A drunkorexia é um problema bastante grave, que pode levar a pessoa à morte se não houver um tratamento adequado. Tanto para drunkorexia quanto para anorexia o tratamento é muito difícil, pois o sucesso do mesmo depende do paciente admitir a doença e do seu esforço pessoal.

Paulo César Ribeiro Martins é doutor em Psicologia pela PUCCAMP e professor da AEMS/UEMS/FIPAR

Fonte: Jornal do Povo

Share This Post

Related Articles

One Response to “Drunkorexia”

  1. Nando Neri disse:

    Na novela “Viver a Vida”, Barbara Paz viveu uma personagem com esse problema. Pena que, acredito eu, a novela não emplacou e não conseguiu dar um alerta maior.

Leave a Reply

*

© 2017 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie