Fazer dieta para emagrecer pode causar estresse

Se você se sente estressada toda vez que começa uma dieta de emagrecimento saiba que não é a única. Uma pesquisa feita na Inglaterra, a pedido de uma marca de iogurtes light, aponta que o impacto sobre o corpo pode ser parecido a outras situações consideradas desgastantes.

Fazer dieta para emagrecer pode causar estresseO quadro é identificado como estresse relacionado à dieta e foi identificado em quase 50% dos entrevistados, que afirmaram terem tentado diversos métodos para perder peso recentemente.

Um terço deles acredita que fazer dieta é tão estressante quanto ter um prazo apertado para entregar um projeto no trabalho. Um em cada cinco participantes afirmou se sentir como prestes a fazer uma prova, e um em cada 10 entrevistados disse que seguir uma dieta é tão estressante quanto planejar um casamento.

Muitos ainda disseram sentir vontade de chorar ou agitação enquanto estão tentando perder peso, já um em cada 10 apontou o regime como motivo de briga com parentes ou amigos.

Essas reações já foram identificadas pela medicina em pessoas que estão fazendo esforços para emagrecer. “Quando se restringe alimentos, pode-se apresentar reações como alterações de humor, depressão, irritabilidade, ficar pensando em comida, ter dificuldades para dormir”, diz Christina Marcondes Morgan, psicóloga e doutora do programa de orientação e assistência ao paciente com transtornos alimentares da Unifesp.

Para evitar essas reações, a recomendação é não seguir dieta de restrição, de valor calórico muito baixo. “É preciso aliar atividades físicas com alimentação balanceada.” Isso deve incluir alimentos considerados calóricos e que figuram na lista dos vilões da boa forma, como massas, pães e doces. “Sabe-se que a proibição e prejudicial e favorece compulsão e descontrole”, diz a especialista.

Mas antes de pensar em dieta, a dica é manter-se no peso ideal, pois além de o regime causar estresse, o excesso de quilos pode trazer outros desconfortos. “Estar acima do peso gera insatisfação com o próprio corpo, principalmente nas mulheres, já que 80% dizem não estar satisfeita com a silhueta mesmo não estando fora do peso ideal. O padrão exigido não é não ser gordo, mas ser magérrimo”, diz Christina.

Segundo o levantamento, 77% das pessoas já fizeram dieta pelo menos uma vez na vida, mas apenas um terço delas eliminou os quilos desejados. E enquanto 54% dos homens mantiveram o peso atingido depois do regime, apenas 27% das mulheres conseguiram continuar no peso conquistado. O índice é também alto no Brasil. “Mais de 50% das pessoas têm recaídas e não sustentam o novo peso a longo prazo”, revela a profissional da Unifesp.

Fonte: Terra

Share This Post

Related Articles

Leave a Reply

*

© 2018 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie