Motivos para comer devagar

Motivos para comer devagarUm dos problemas de nossos dias corridos é que não temos tempo para nada… e quando vamos temos para comer, queremos devorar. Isso nos leva ao stress, vivendo de forma nada saudável.

E com o simples ato de comer devagar, podemos reverter este quadro. Comendo pouca quantidade por vez, mastigando lentamente, de forma a saborear melhor a refeição. A refeição leva alguns minutos a mais, mas os benefícios valem a pena.

5 poderosas razões para comer devagar:

1 – Perder peso

Um crescente número de estudos confirma que apenas o fato de comer mais devagar faz com que você consuma menos calorias. A razão é que nosso cérebro leva 20 minutos para processar que estamos satisfeitos. Se comemos rápido, podemos passar do ponto em que estamos satisfeitos, e acabamos comemos mais. Se comemos devagar damos tempo ao cérebro processar que estamos satisfeitos e parar.

2 – Apreciar a comida
É difícil saborear a comida se vai comer depressa. Você pode até comer guloseimas, mas faça isso devagar (para sentir que está comendo) e em pequena quantidade. Você quer comer alimentos “supérfluos” (ou pecaminosos?) porque tem o gosto bom. Mas comê-los rapidamente pra quê? Coma menos e mais lentamente. Você ficará mais satisfeito com muito menos e consequentemente, ingerirá menos calorias. Faça das suas refeições um prazer gastronômico, não uma coisa a se fazer apressadamente e sem prazer.

3 – Melhorar a digestão
Se você comer devagar e mastigar mais a comida, irá ter uma melhor digestão. A digestão começa na boca, portanto, quanto mais trabalho você fizer lá em cima, menos trabalho seu estômago terá. Isso poderá te conduzir a menos problemas digestivos.

4 – Diminuir o Estresse
Comer devagar, prestar atenção à nossa alimentação pode ser um grande exercício de concentração. Esteja concentrado naquele momento, sem ficar pensando no que precisa fazer depois. Quando você come, você deve comer. Este tipo de atenção pode te levar a uma vida menos estressante.

5 – Rebelar-se contra o fast food e a vida corrida
A correria do dia a dia nos leva comer fast food e ingerir rapidamente. É um estilo de vida desumano e maléfico à nossa saúde. Temos pressa sempre, sem ter tempo de aproveitar a vida. Rebele-se contra este estilo de vida… com um pequeno ato de alimentar-se mais devagar. Evite fast food, coma em bons restaurantes, ou melhor ainda, cozinhe sua própria comida sempre que possível e a desfrute plenamente. Dê sabor à sua vida.

Fonte: Zenhabits

Conheça também o Slow Food, movimento internacional que reúne pessoas apaixonadas por gastronomia, celebra o alimento de qualidade e o prazer da alimentação.

E você, consegue comer devagar?

Isa

Share This Post

Related Articles

4 Responses to “Motivos para comer devagar”

  1. Vânia disse:

    Oi Isa, muito bom o seu post. Aqui é muito bom de se visitar hein, sempre com novidades.
    Boa semana.
    bjos

  2. Sofia disse:

    Tem sorteio de livro no meu blog! Vá lá conferir. 😀

  3. Paty Roberta disse:

    Taí uma coisa que eu ainda não aprendi a fazer…eu bem que tento, mas como rápido demais, você ficaria impressionada…hehe!

    Beijos e tudo de bom!

  4. simone disse:

    Parece que esta reportagem foi feita para mim. Tudo o que eu faço está aí. Estou tentando mudar hábitos alimentares pois sei que o caminho é esse .Estou gostando muito dessas ajudas.beijos.

Leave a Reply

*

© 2017 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie