Ou 8 ou 80 – Radicalismo nao traz resultados

Ou 8 ou 80 - Radicalismo nao traz resultadosUm dos maiores erros cometidos por quem luta contra o peso é a adoção de medidas radicais como fechar a boca, fazer exercícios em excesso, cortar totalmente açucares, carboidratos ou algum grupo de alimentos. Dietas que cortam grupos inteiros de alimentos devem ser muito bem administradas para não causarem problemas futuros.

Dessas medidas radicais fechar a boca é de longe a pior e mais nociva para o corpo como um todo. Nosso corpo ainda se comporta como se estivesse vivendo há 100.000 anos atrás. Mudanças no DNA das espécies não ocorrem naturalmente tão rápido para que nossos corpos se adaptassem à vida sedentária que levamos hoje. Sedentária no sentido de que não somos mais nômades, andando de um lado pro outro do planeta procurando por abrigo e comida. Nosso organismo ainda não sabe que agora nós temos comida em abundância e não precisamos defender nossa segurança pessoal lutando contra predadores.



O que acontece quando fazemos dieta de fome é que nosso corpo pensa que estamos passando por um período de excassez de comida. Ele não sabe que estamos fazendo regime e queremos nos livrar da gordura em excesso, então pelo contrário, seu corpo vai fazer o maior esforço possível para evitar a perda de gordura caso você esteja passando fome, pois será esta medida que evitará que você literalmente morra de fome ao continuar gastado energia na velocidade normal, quando há comida suficiente.

Então se você gasta energia normalmente, o que seria em torno de 1.200 calorias por dia para mulheres e 2.000 para homens e você pára de comer, seu organismo automaticamente irá reduzir a sua taxa de gasto de energia. Gastando cada vez menos energia, o pouco que você come já é suficiente para suprir a sua necessidade diária, o que faz com que 1 único pedacinho de pizza faça com que você engorde.

Durante uma greve de fome, o mínimo de carboidrato, açucar e gordura que entrar no seu corpo será guardado em forma de gordura, pois do ponto de vista do seu organismo, ele deve construir reservas caso a falta de comida se estenda por mais tempo.

A pessoa que faz greve de fome geralmente perde alguns kilos imediatamente e depois estabiliza e não perde mais nada. Isto porque o corpo demora um tempo para se adaptar à nova situação e nesse período a falta de comida resulta em perda de peso. O problema é que depois da estabilização seu corpo terá também reduzido o gasto de energia, fazendo com que você páre de perder peso.

Este tipo de dieta obviamente não dura muito, pois uma hora você cansa e volta a comer. Como sua taxa metabólica está lá em baixo, a maior parte do que você ingerir será transformado em gordura fazendo com que você ganhe todo o peso novamente e não raro, ainda mais um pouco do que você tinha antes de começar a dieta.

Outro problema sério da greve de fome é que ao precisar de energia rapidamente para exercer atividades normais, o corpo acaba queimado proteínas, pois o processo de transformação das proteínas em energia é bem mais rápido do que a gordura. Os músculos são feitos de proteína, ao queimá-las você está queimando seus próprios músculos.

Escrito por: Alexandra Bellino

Share This Post

Related Articles

Leave a Reply

*

© 2018 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie