Notícias de famosos podem estimular comportamento saudável

O jornalismo voltado ao mundo das celebridades frequentemente é considerada sem mérito, devido aos detalhes sensacionalistas e à falta de valor de notícia.

Brad Pitt e Angelina JolieNo entanto, pesquisadores da Universidade do Missouri disseram que a prática pode ser uma forma de estimular o comportamento saudável.

Em um recente artigo premiado, Amanda Hinnant –professora de revista da Escola de Jornalismo da universidade– informou que os consumidores de publicações de celebridades revelaram que as histórias têm um impacto sobre seu próprio comportamento.

Em conjunto com Elizabeth Hendrickson, da Universidade do Tennessee, Hinnant analisou discussões de grupos sobre diversas notícias de saúde de famosos e como cada uma contagiou os participantes.

Pesquisas anteriores já haviam indicado que após ler uma informação de saúde, o leitor passa a procurar ajuda de um amigo ou familiar antes de decidir mudar seu comportamento. A pesquisadora afirmou que as histórias das celebridade podem contornar esse passo.

“Com base na discussão dos participantes, observamos que é possível substituir os contatos interpessoais pelas histórias das estrelas”, disse Hinnant.

Ela ainda explicou que os participantes da pesquisa demonstraram como levam a sério os comportamentos saudáveis dos famosos, pesando as implicações morais e atenuantes da vida de uma celebridade.

“Uma história sobre o comportamento pós-parto de uma estrela provavelmente vai provocar uma mudança na relação dos leitores com suas crianças”, disse Hinnant. “Da mesma forma, uma história sobre o vício de uma celebridade pode servir de exemplo para consumidores que vivenciam uma história semelhante.”

Hinnant acredita que as notícias das celebridades desempenham um papel importante na sociedade, por catalisar discussões sobre saúde. Ela disse que a pesquisa indica que a reação às informações muitas vezes é relacionada à experiência e ao comportamento do próprio leitor.

O estudo de Hinnant foi apresentado durante uma conferência da Associação para Educação em Jornalismo e Comunicação de Massa. Seu trabalho ganhou o primeiro lugar como Melhor Estudo de Grupo de Interesse e Entretenimento.

Fonte: Folha.com

Deixe um comentário

*