Obesidade em animais de extimação

Obesidade chega aos animais de estimação
Pesquisa norte-americano mostra que os animais de estimação estão cada vez mais gordos, tal como os donos

Nos Estados Unidos está a verificar-se uma tendência alarmista para quem tem cães e gatos: mais de metade destes animais estão a ganhar peso.

Obesidade em animais de extimaçãoUm inquérito feito nos Estados Unidos, por veterinários que trabalham com a Associação para a Prevenção contra a Crueldade de Animais, mostra que 45% dos cães têm peso a mais ou são obesos, mais 2% que no ano passado, e que essa percentagem é maior nos gatos. Subiu 5% desde 2009 para os 58%. Ou seja, mais de metade dos gatos tem excesso de peso.

Isto é, os animais estão a superar os níveis de obesidade dos próprios donos. Um estudo de 2008 mostra que 34,2% dos americanos com mais de 20 anos têm peso a mais e que desses, 33,8% são obesos.

Os animais com excesso de peso têm mais probabilidade de desenvolverem problemas de saúde como artrite, diabetes e doenças cardiovasculares, assim como podem vir a morrer mais cedo.
Jennie – a cadela com problemas de coração

Maribeth Ashley, uma americana com excesso de peso, é dona de ‘Jennie’, da raça pastor alemão, e teve de levá-la ao veterinário quando percebeu que a cadela tinha dificuldades em entrar e sair do carro. O veterinário disse-lhe que o animal sofria de displasia e problemas de coração.

Marybeth, que foi recomendada a baixar os níveis de colesterol e da pressão sanguínea, entrou num regime de dieta e de exercício que partilha com ‘Jennie’ para ambas perderem peso.

Esta ideia de animais e donos partilharem regimes de dieta é uma ideia defendida por vários veterinários norte-americanos, que aconselham a que a comida escolhida para o cão deve ter sempre carne como primeiro ingrediente.

Enquanto perdem peso juntos, os animais são bem capazes de ganhar mais facilmente esta batalha aos seus donos. É que cães e gatos não atacam o frigorífico durante a noite nem vestem um casaco por cima do pijama para ir ao supermercado comprar umas bolachinhas…

Fonte: Expresso.pt

Share This Post

Related Articles

One Response to “Obesidade em animais de extimação”

  1. Nando Neri disse:

    Gostei do post. Realmente, devemos tomar melhor cuidado com nossos bichinhos, pois se eles não são capazes de assaltar a geladeira, por que engordam? Desleixo dos donos, né? Vamos passear com nossos animalzinhos.

Leave a Reply

*

© 2017 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie