Obesidade entre crianças e adolescentes aumentou 239% no Brasil em 20 anos

Obesidade em crianças Apesar de mais de 40% da população brasileira estarem acima do peso, é na infância e na adolescência que o problema no Brasil alcança os números alarmantes, segundo novos dados. Enquanto nos Estados Unidos o percentual nessa faixa cresceu 66% em 20 anos, no Brasil ele teve aumento de 239%, segundo dados dos Vigilantes do Peso e do IBGE revela reportagem Antônio Marinho e Renato Grandelle.

Hoje, 15% dos brasileiros entre 6 anos e 18 anos já estão com sobrepeso; 5% são obesos e estes índices continuam aumentando, principalmente nas camadas mais pobres. Segundo médicos, a situação no país é crítica. Tanto que a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Rio (SBEM-RJ) está relançando o Projeto Escola Saudável. Um de seus objetivos, com apoio de alunos, pais e professores, é reduzir o índice obesidade infanto-juvenil por meio de reeducação alimentar e estímulo à prática de atividade física.

Os números são alarmantes e a SBEM-RJ diz que não há tempo a perder. Uma pesquisa com 1.857 alunos da primeira à quarta série do ensino fundamental de seis colégios públicos e 86 estudantes de uma escola particular, todos em Petrópolis, revelou que 22% no primeiro grupo estavam acima do peso (12,5% com sobrepeso e 9,7% obesos). Quando os médicos mediram o colesterol, 12,2% apresentaram taxas muito acima do limite para a faixa etária. Na particular, 32% das crianças estavam acima do peso e, deste total, 14% eram obesos.

Médicos encontraram resultados semelhantes no Colégio Estadual Júlia Kubitschek, no Rio. O estudo com 150 crianças da primeira à quarta série mostrou que 36% tinham excesso de peso; sendo 20% obesas e 12% com colesterol alto, diz Vivian Ellinger, presidente da SBEM-RJ.

Problema até para os bebês

Na opinião de Vivian, a mudança de hábitos e o estímulo à prática de exercícios já nos primeiros anos é a saída para evitar que esses índices continuem crescendo, e, com eles, o número de problemas de saúde.

Um estudo com mais de cem crianças e adolescentes obesos, publicado na revista “Clinical Pediatrics”, diz que a tendência à obesidade costuma ser definida até os 2 anos. Entre os bebês, um quarto estava acima do peso aos cinco meses de vida. Dieta inadequada, introdução de alimentos muito cedo e sedentarismo são os principais motivos. Antes dos 5 anos, 90% já demonstravam sinais de obesidade.

– A situação é preocupante. Crianças e adolescentes se alimentam mal hoje, pulam refeições e passam horas no computador ou em frente à TV em vez de se exercitarem – explica Vivian.

Fonte: O Globo

——————-

O que vocês pensam dos pais que ensinam os piores hábitos alimentares aos seus filhos, como biscoito recheado, almoço em fast food, sedetentarismo ao invés de atividades com o filho? Deixe sua opinião aqui por favor.

Isa

Share This Post

Related Articles

2 Responses to “Obesidade entre crianças e adolescentes aumentou 239% no Brasil em 20 anos”

  1. neudy macedo disse:

    Bom dia !!

    Isa

    Antes de comentar essa M A R A V I L H O S A matéria digo isso pelo conteúdo.

    Sou empreendedora do bem estar e a cada dia atendendo as pessoas já imagino como são seus filhos e o que comem. Pois esta estatística só vem reforçar o que encontramos todos os dias.

    Tenho uma filha c/24 anos que não criei comendo guloseimas em geral e hoje sentimos a diferença em sua dentição bem como dificilmente tinha problemas de saúde. E hoje minha neta de 2 anos e 6 meses a criamos tb sem tais guloseimas/salgadinhos e afins.

    Uma criança saudável e sempre animada.
    Diferente de crianças que comando as compras nos super mercado. Sim pois, uma criança hoje com pouca idade já apresenta problemas com obesidade isto por que os pais não sabem administrar o que comem deixando a criterio dos filhos que comandam o que querem comer.
    Por tanto acho um absurdo uma mãe falar que o filho só quer comer salgadinho.Quem tem o poder do dinheiro é quem tem o poder de comprar.
    Então senhores pais.esta na hora de exercer os seus poderes e responsabilidade na alimentação da família.

  2. Eliane disse:

    Olá,

    Adorei seu blog, tem muitas dicas que são otimas para quem esta na luta.

    Bjos!!!

Leave a Reply

*

© 2018 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie