Quer emagrecer? Durma mais e melhor

Estudo revela que boa noite de sono ajuda na queima de gorduras para quem faz dieta

Ter uma noite de sono contínuo pode não parecer a melhor receita para perder peso, mas diversas pesquisas apontam a importância de ter um sono eficiente. Um novo estudo mostra que não dormir o suficiente pode comprometer severamente a capacidade das pessoas de perder gordura extra.

Quer emagrecer? Durma mais e melhorPesquisadores descobriram que quando alguém em dieta tem uma noite de descanso completo, mais do que se duplica a quantidade de peso perdido das reservas de gordura. Pessoas cansadas também relataram sentir mais fome do que quando tinham tido uma boa noite de sono. Os resultados do estudo foram publicados no dia 4 de outubro no Annals of Internal Medicine.

“Dormir menos – comportamento onipresente na sociedade moderna – parece comprometer os esforços para a perda de gordura”, disse Plamen Penev, professor-assistente de medicina na University of Chicago e coautor do estudo. Os participantes do estudo perderam cerca de 55% mais gordura quando o sono foi suficiente.

Para o estudo, 10 voluntários com excesso de peso (idades entre 35-49 anos e com um índice de massa corporal médio de 27,4 kg) iniciaram um plano alimentar personalizado, que reduziu calorias (para uma média de 1.450 por dia), mas mantiveram um estilo de vida sedentário. Durante duas semanas, os sujeitos relataram ter passado 8,5 horas por noite na cama (com um tempo médio de sono de cerca de 7 horas e 25 minutos), e, durante um segundo período de duas semanas, foram autorizados apenas a 5,5 horas por noite de sono (com um tempo médio de sono de 5 horas e 14 minutos).

Durante as duas sessões de estudo, os voluntários perderam cerca de 3 kg – quase metade da quantidade quando dormiam por mais tempo. O metabolismo é controlado em parte por hormônios, como a grelina, que estimula a fome e reduz o consumo de energia. Quando os sujeitos do estudo estavam dormindo menos de 6 horas, os níveis de grelina passaram de 75 nanogramas por litro para 84 ng/litro. Os níveis mantiveram-se estáveis quando os indivíduos tinham pleno descanso. Eles seguiram uma dieta rigidamente controlada mesmo com baixas calorias durante as duas fases do estudo e a diferença de peso e perda de gordura entre o sono adequado e poucas horas de sono poderia ser ainda mais acentuada.

Outra pesquisa também sugere que dormir o suficiente é crucial para ter uma boa saúde em longo prazo.

Fonte: Scientific American Brasil

Leia também: Dormir pouco prejudica a queima de gordura

Share This Post

Related Articles

One Response to “Quer emagrecer? Durma mais e melhor”

  1. Maria disse:

    Aqui vai uma dica para durmir bem à noite!

    1 maracuja
    1 folha de alface
    1 xicara de cha de erva doce
    1 maça vermelha
    1 colher de mel
    bata tudo no liquidificador, e tome antes de dormir.

Leave a Reply

*

© 2017 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie