Academia ao ar livre requer cuidados

Mau uso das academias ao ar livre pode ter preço alto para a saúde

Elas estão espalhadas por vários bairros de Criciúma e são fraquentadas diariamente por pessoas que querem se exercitar e manter a saúde em dia. Com um conjunto de equipamentos semelhantes aos de musculação e Academia ao ar livre requer cuidadosalongamento, as academias ao ar livre são boas opções para trabalhar todos os músculos, mas precisam ser usadas de forma correta.

Os aparelhos são adaptados para atender a pessoas de todos os tamanhos e idades, desde que acima de 16 anos. Porque esta é a idade estipulada para evitar acidentes e prejuízos à saúde da criança e do adolescente.

Isso é o que explica o professor de educação física Fabio Shimanscki. “Enquanto se está na fase de crescimento, deve-se evitar sobrecargas e impactos em cartilagens e ossos longos, sendo essas as partes mais vulneráveis do esqueleto. As crianças podem praticar atividades físicas, mas devem dar preferência a esportes como natação, vôlei, futebol e artes marciais”, destaca.

Outro alerta que o professor faz é para os idosos que tenham osteoporose. “Se mal orientados, eles podem se exercitar mais do que o indicado e acabar até sofrendo uma fratura. Por isso este grupo deve tomar muito cuidado”, informa.

A aposentada Tereza Menegon, 50 anos, usa o circuito do Paço Municipal desde que foi inaugurado. “Só consigo fazer atividade física no parque. Odeio academias de ginástica. Antes só fazia caminhadas, mas agora com a academia ao ar livre tenho outras opções”, comenta.

Ela conta que recebeu orientação de profissionais no início e, por isso, aprendeu a realizar todos os exercícios de maneira correta. Já o aposentado Joaquim Nogueira, 54 anos, diz que nem sempre que vai à academia tem alguém para orientá-lo.

Ele afirma que, às vezes, sente que não faz os exercícios corretamente. “Seria bom ter alguém por aqui para nos ajudar. Apesar do painel que explica a função de cada aparelho, tenho muitas dúvidas sobre a realização de alguns exercícios”, explica.

O professor destaca que a execução incorreta de alguns exercícios, principalmente pelos idosos, pode comprometer os resultados do treino e, o pior, provocar lesões.

Fonte: A Tribuna

Share This Post

Related Articles

Leave a Reply

*

© 2017 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie