Alimente-se bem

Alimente-se bem1. Coma diversos tipos de alimentos, fazendo três refeições diárias: café-da- manhã, almoço e jantar;
Uma alimentação variada é importante na manutenção da saúde. As normas da boa alimentação recomendam que se coma vários alimentos, pois cada um deles é formado de substâncias que devem estar à disposição do nosso organismo todos os dias. Uma alimentação só com carne, ou só verdura, não dá ao organismo todas as substâncias de que ele necessita.

A alimentação variada deve estar distribuída em pelo menos três refeições: café da manhã, almoço e jantar, e não se deve deixar de comer nenhuma delas.

2. Use alimentos locais, tais como arroz, feijão, farinhas, pão, leite, como base de suas refeições. Além da variedade de alimentos, é necessário também comer quantidade razoável de comida.

A mistura de arroz e feijão torna a alimentação bastante equilibrada em proteínas e energia,além de fornecer, também, alguns minerais, vitaminas e fibras.

O pão de trigo, principalmente se feito com mistura de outras farinhas, como a de mandioca ou a de milho, é boa fonte de energia e fibras.

O leite é fonte de energia, proteínas, minerais e vitaminas para pessoas de todas as idades

3. Coma sempre frutas e verduras da época.
As hortaliças e as frutas fornecem ao organismo vitaminas, minerais e fibras. Esses alimentos são necessários diariamente e podem ser obtidos com relativa facilidade.

4. Use carnes e sal em quantidades moderadas.
Muita gente acha que para uma boa alimentação é preciso comer carne todos os dias. As carnes são fontes de proteína vitaminas e minerais, mas essas substâncias existem também os ovos, queijos, soja e carnes magras.

O sal precisa ser usado com moderação. Ele fornece sódio e cloro ao organismo, mas a maioria dos alimentos contém essas substâncias.

5. Tome diariamente bastante água
A água é muito importante ao nosso organismo. Ela ajuda na digestão, no funcionamento dos rins, dos intestinos e regula a temperatura do corpo.

6. Mantenha o seu peso, controlando a ingestão de alimentos e fazendo exercícios físicos.
O controle periódico do peso deve ser somado a constante atividade física (exercícios).

7. Faça das refeições um encontro agradável
O aproveitamento dos alimentos é favorecido por condições agradáveis e ambientes calmos. A correria do dia-a-dia acaba prejudicando a digestão dos alimentos. Deve-se procurar comer com calma e entre pessoas agradáveis.

Bibliografia
Krause, M.V. & Mahan, L.K. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia
São Paulo, Roca, 8a Edição, 1994.
Revista Runner’s World, Novembro 2000.
Fonte: www.faac.unesp.br

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