Diário Alimentar: anotar o que se come pode ajudar na perda de peso

Anotar o que se come pode ajudar na perda de pesoVocê tem se esforçado muito mas não vê resultado no emagrecimento? Bem, a solução pode ser tão fácil como pegar um pedaço de papel e uma caneta. Mantendo um diário alimentar, exercícios praticados e como você se sente pode ajudar e acelerar o emagrecimento. Muitos estudos tem mostrado que manter um diário pode produzir melhores resultados do que os planos de emagrecimento que não acompanham o que você coloca na boca.

Um diário alimentar pode ser mantido em um bloco de notas, caderno, computador, celular, internet. Independentemente do método, um diário básico deve incluir:

  • Horários das refeições e lanches
  • Tamanho da porção e descrição do alimento ingerido
  • Nível de fome antes e depois da refeição
  • Sentimentos associados às refeições ou lanches
  • Atividade/exercício praticado (duração e intensidade)
  • Peso (não precisa ser diário, mas acompanhe com uma certa frequência para ver a evolução ou não)

Foi demonstrado que o fato de anotar tudo que é consumido pode reduzir a ingestão calórica em torno de 200 a 500 calorias diárias. Os estudos sugerem que o diário contribui para a diminuição do hábito de comer sem necessidade, além de promover uma alimentação saudável e melhorar a dieta. Basta prestar atenção ao que se come e não omitir como se alimenta, nem mesmo aquele “docinho pequenininho”.

Anotar o que você come ajuda a te abrir os olhos. Diários ajudam a identificarmos erros e oportunidades para melhorarmos. Recomenda-se que se faça um diário de 3 a 7 dias na semana e depois avalie-o e estabeleça metas. Erros identificáveis como longos períodos sem se alimentar, pular algumas refeições importantes como o almoço, a falta de frutas e hortaliças, pouca atividade, comer demais ou por ansiedade. Uma vez identificados os erros, é importante estabelecer objetivos que sejam mensuráveis e alcançáveis. Objetivos drásticos são difíceis de serem alcançados e podem levar a uma decepção, piorando as coisas. Objetivos devem ser realistas, concentrando-se em pequenas melhorias. Por exemplo, se você tem ataques de gula todas as noites por sorvete e ingere uma grande porção, experimente diminuir a quantidade ou a quantidade de vezes que o toma. Em pouco tempo você verá os resultados.

Manter um diário de alimentação pode acelerar a perda de peso e ser uma excelente ferramenta para melhorar seu estilo de vida. Para mais ajuda, procure um nuticionista que poderá lhe ajudar a determinar metas e otimizar seu estado nutricional.

Fonte: Warm98

Modelos de diário alimentar:

Modelo do Word
Magra Emergente (download aqui)

Beijossssss

Isa

Share This Post

Related Articles

2 Responses to “Diário Alimentar: anotar o que se come pode ajudar na perda de peso”

  1. Olá muito bacana este artigo, gostei muito parabéns! vou indicar este site muito legal!!

  2. Tiane disse:

    nossa que bacana vcs terem me citado! fico feliz \o/

Leave a Reply

*

© 2018 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie