Durma pouco e engorde

Durma pouco e engordeNunca imaginei que tivesse alguma ligação o tempo que dormimos com os efeitos sobre os hormônios do apetite. Ainda bem que desse mal eu não sofro… durmo entre 8 e 9 horas por dia, portanto os kilos adquiridos nos últimos 10 anos não tem relação alguma com este assunto.
Dormir pouco aumenta as chances de engordar, diz uma nova pesquisa.

A pesquisa constatou que as pessoas que dormem quatro horas ou menos por noite têm 73% mais probabilidades de se tornar obesas, possivelmente por causa dos efeitos sobre os hormônios do apetite.

Uma equipe da Escola de Saúde Pública Mailman e do Centro de Pesquisas sobre Obesidade em Columbia analisaram dados de 18 mil pessoas com idade entre 32 e 59 anos, que participaram de uma pesquisa nacional sobre saúde e nutrição nos anos 80.

Eles constataram que, mesmo depois de considerados fatores como depressão, atividade física, consumo de álcool, etnia, nível de educação, idade e gênero, as pessoas tinham mais chances de se tornar obesas quanto menos dormissem.

Os que tinham maior risco eram aqueles que dormiam menos de quatro horas por dia, mas aqueles que dormiam cinco horas por dia ainda tinham 50% mais probabilidades de serem obesos do que aqueles que tinham uma noite completa de sono.

Aqueles que dormiam seis horas por noite tinham 23% mais chances de estar acima do peso.

Stephen Heymsfield, que também fez parte da equipe de pesquisadores, disse que é tão simples quanto dizer que as pessoas que ficarem acordadas por mais tempo, provavelmente vão comer mais.

“Existem cada vez mais evidências científicas de que há uma ligação entre o sono e os vários caminhos neurológicos que regulam a ingestão de alimentos”.

Leia a notícia na íntegra no site da BBC.
Isa

Share This Post

Related Articles

Leave a Reply

*

© 2018 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie