Exercícios que queimam mais calorias

Saiba que exercícios gastam mais calorias
Tarefas do dia-a-dia, como subir escadas, dançar ou jogar boliche com os amigos, também ajudam a gastar calorias. Mas quem pretende queimar gorduras deve optar pelos exercícios aeróbicos, como natação.

Em média, durante os primeiros 15 minutos de exercício, o organismo consome preferencialmente o glicogênio. Depois desse tempo, em geral, a gordura passa a ser consumida em maior intensidade, como forma de produzir energia. O processo depende, entretanto, da natureza de cada atividade e da tolerância do esportista ao exercício.

Exercícios que trabalham mais a força muscular, como a musculação, também queimam gordura, mas em menor quantidade. Veja os gastos calóricos de várias atividades.

Corrida: 20 calorias por minuto
Corrida - Exercícios que queimam mais calorias Correr durante uma hora em uma esteira queima aproximadamente 600 calorias (leve em conta que você não vai correr durante os 60 minutos ininterruptamente, mas vai variar o ritmo). Entretanto, é bom tomar cuidado com esse exercício, que causa fortes impactos nas articulações e altera a frequência cardíaca. Para iniciantes, é melhor ir devagar e começar pela caminhada ou pelo cooper.

Pular corda: 15 calorias por minuto
Pular corda é um bom exercício para a panturrilha (batata da perna), coxas e ombros (acionados para girar a corda). A prática também ajuda a desenvolver a coordenação motora. Como cuidados, é importante sempre se exercitar com calçados adequados e apoiar todo o pé na “aterrissagem” de cada salto, e não apenas a ponta. As repetições de saltos, se mal feitas, podem lesionar as articulações dos pés e dos joelhos.

Vôlei: 15 calorias por minuto

Volley - Exercícios que queimam mais calorias Surgido nos EUA em 1895, o vôlei ganhou o gosto do “país do futebol” com a medalha de ouro do vôlei masculino em 1992, na Olimpíada de Barcelona. A modalidade é boa para desenvolver força, concentração e coordenação motora, mas apresenta um sério risco para as articulações das pernas, se não forem tomados cuidados básicos, como o uso de calçados apropriados para a prática do esporte.

Luta livre: 14,4 calorias por minuto
Quem lembra do programa “Gigantes do Ringue”? A luta livre já teve mais visibilidade no Brasil e serve para ampliar a força e a flexibilidade de seus praticantes. É importante também lembrar que o termo luta livre também é utilizado para designar a luta greco-romana, modalidade olímpica presente nos currículos esportivos das universidades norte-americanas. De qualquer forma, valem os mesmos benefícios da nossa luta livre para a greco-romana norte-americana.

Natação (Borboleta): 14 calorias por minuto
Natação - Exercícios que queimam mais calorias A natação, em suas várias modalidades, continua sendo considerado por muitos um dos exercícios mais completos. Desenvolve a flexibilidade, agilidade, musculatura, capacidade aeróbia, entre outros aspectos. Por outro lado, a prática é desaconselhada para quem tem problemas no aparelho auditivo, devido ao contato constante com a água.


Subir escadas: 14 calorias por minuto
Não é bem um esporte, mas é uma prática simples imitada por aparelhos de ginástica. Subir escada pode ser considerado um exercício aeróbio, portanto queima gordura. Se você trabalha ou mora no terceiro ou quarto andar de um prédio (até mais, dependendo da sua resistência) experimente abandonar o elevador e subir de escada. Na pior das hipóteses, você vai garantir coxas e um bumbum mais firmes.

Futebol: 13,3 calorias por minuto
Futebol - Exercícios que queimam mais calorias Todo mundo (ou pelo menos todos os homens) já bateu uma bolinha pelo menos uma vez na vida. Esporte nacional por excelência, apesar de ter sido oficialmente “inventado” em terras inglesas, o futebol ajuda a desenvolver força, capacidade respiratória, noção de espaço, agilidade e coordenação motora. Os cuidados devem ser tomados no sentido de evitar torções e lesões por impacto nas articulações, muito exigidas em dribles, chutes e corridas. Por ser um esporte de contato físico mais forte, também pode gerar fraturas.

Judô/Caratê: 13 calorias por minuto
As duas modalidades de luta são ideais para quem quer aumentar força, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. Além de alguns hematomas, pode propiciar torções em caso de falta de cuidado durante a prática.

Alpinismo: 12 calorias por minuto
Entre os chamados esportes radicais, é o que queima mais calorias. Para praticar alpinismo ou a escalada esportiva (denominação relativamente recente para uma vertente do esporte), o atleta terá de contar com muita força, flexibilidade e resistência.

Natação: 12 calorias por minuto
A natação, em suas várias modalidades, continua sendo considerado por muitos um dos exercícios mais completos. Desenvolve a flexibilidade, agilidade, musculatura, capacidade aeróbia, entre outros aspectos. Por outro lado, a prática é desaconselhada para quem tem problemas no aparelho auditivo, devido ao contato constante com a água.

Andar em subida: 11 calorias por minuto
Caminhar, de uma maneira geral, é pratica natural e praticável por qualquer um. Andar, simplesmente, não agride as articulações, por propiciar pouco impacto com o solo, e é um bom exercício para queimar gorduras e ganhar resistência. Apesar de não ter contra-indicações, quem resolver adotar a caminhada como um exercício frequente não pode esquecer de usar roupas leves e calçados adequados, para tirar o maior proveito possível da prática.

Tênis: 11 calorias por minuto
Tenis - Exercícios que queimam mais calorias O tenista Gustavo “Guga” Kuerten popularizou como nunca a prática do tênis no Brasil. Bom para aumentar a flexibilidade, coordenação motora, agilidade e capacidade aeróbia, o esporte traz como contra-indicações problemas com torções, desgaste nas articulações e lesões no punho e cotovelo.

Cooper: 10 calorias por minuto
Fase intermediária entre a corrida e a caminhada, o cooper queima mais gordura que simplesmente andar, mas traz muito mais impacto para as articulações, além de forçar bem mais o coração.

Handebol: 10 calorias por minuto
Desenvolvimento da força, da agilidade, da coordenação motora e aumento da capacidade aeróbia são fatores positivos do handebol. Negativamente, a prática do esporte pode agredir articulações, provocar torções e fraturas (em caso de trombadas e quedas durante o jogo).

Basquete: 9 calorias por minuto
Nascido em terras norte-americanas, em 1891, o basquete ganhou mais visibilidade no Brasil com o surgimento dos grandes astros da NBA (liga profissional do esporte nos EUA), como Michael Jordan. Muito semelhante em benefícios com o vôlei, também traz as mesmas contra-indicações: os saltos podem provocar lesões nas articulações das pernas. Correr em quadra também força bastante a região.

Boxe: 9 calorias por minuto
Na busca do corpo ideal, muitas academias importaram movimentos do boxe (como socos e agachamentos) para outras modalidades. O aeroboxe, por exemplo, funde a queima aeróbia de gordura com os movimentos da luta, para quem não quer exatamente se tornar um boxeador. As aulas de boxe “de verdade”, em geral, incluem pular corda, séries de alongamentos, técnicas de movimentação (esquiva) e treinamento dos golpes no pushing-ball _equipamento utilizado para melhorar a coordenação motora e a velocidade.

Andar no plano: 8 calorias por minuto
Caminhar, de uma maneira geral, é pratica natural e praticável por qualquer um. Andar, simplesmente, não agride as articulações, por propiciar pouco impacto com o solo, e é um bom exercício para queimar gorduras e ganhar resistência. Apesar de não ter contra-indicações, quem resolver adotar a caminhada como um exercício frequente não pode esquecer de usar roupas leves e calçados adequados, para tirar o maior proveito possível da prática.

Boliche: 7 calorias por minuto
Boliche - Exercícios que queimam mais calorias Jogar boliche não é bem um esporte, mas serve como uma forma divertida de queimar algumas calorias. É bom tomar cuidado com o punho, o cotovelo e o ombro, muito exigidos na hora de lançar a bola na pita, além de usar um calçado adequado para não escorregar e tomar um senhor tombo.

Remar: 7 calorias por minuto
Remar, na água ou em aparelhos de ginástica, trabalha a musculatura dos braços, peito e costas, além de aumentar a capacidade aeróbia. Dependendo de como o exercício é feito, também são trabalhadas as pernas e a região lombar. Para adotar o remo como esporte, é bom prestar sempre atenção na postura (para não ferir as costas) e não forçar demais as articulações dos cotovelos, principalmente.

Dançar: 6 calorias por minuto
A dança não traz contra-indicações, exceto algum tombo ou torção durante a execução de um passo mais extravagante.

Fonte: Folha Online

Share This Post

Related Articles

38 Responses to “Exercícios que queimam mais calorias”

  1. rafaela disse:
    já eliminei 2 kg com dieta . e começei a fazer volei por uma hora e exercicio aerobicos 3 veses na semana (:; peso 60 kg e pesava 63 kg altura 160 , minha meta e 58kg (:
  2. jorgek66 disse:
    Boas

    Não concordo com a perda de calorias no volei serem superiores ao andebol.
    O andebol gasta-se muito mais energia.
    Isso é uma treta.

  3. CARVALHO disse:
    Olha amei o site! eu comprei uma esteira elétrica faço 40 minutos entre camnhada e corrida de velocidade5,0 e mais 20 minutos entre alongamentos e abdominal e tou fazendo uma dieta, e tem 4 dias ja perdir 2 kilos e é muito bom.
    Sua alta estima volta
    tinha 72,5 e estou agora 70,5, tenho 38 anos ver a roupa cair na cintura é muito
    bom.durante esses quatro dias faço todo os dias.
    quero fica pesando entre 60 a 65 kilos essa é mimnha meta.
  4. fabricia disse:
    minha mae ela faz de tudo para ficar magra mais ela nao e gorda mais quando ela se olha no espelho ela se sente uma baleinha ela vai ficar doida
  5. Malu disse:
    Amei muito bom, ja faço cooper, amis precisava de algumas informações.
  6. Patricia disse:
    Eu eliminei dez quilos fazendo todos os dias caminhada,dança durante uma hora,e com uma reeducação alimentar.Realmente os exercicios fisicos são indispensável para a eliminação de peso,mas de forma correta.
  7. marcus disse:
    olá! boa noite gostaria de saber quantas calorias se perde jogando peteca,desde já agradeço
  8. Rodrigo disse:
    Esqueceram do ciclismo? Voltei a praticar o mesmo e perdi 15 kg em 04 meses!!

    Vamos pedalar galera!!!!!

  9. laris disse:
    uebaa!!! vou começar hoje
  10. SAVIA disse:
    já faz uma semana que estou todas as manhãs a dançar durante 1 hora,musicas agitadas,estou me sentindo bem mais disposta,adorei esse site,adorei saber quantas calorias se perde em dançar 1 hora…..
    levo minha filha pra escola que fica 8 quadras da minha casa,volto e vou dançar,mas antes eu tomo café da manhã bem reforçado……..
  11. geisa disse:
    adorei tudo mas só faltou colocar quantas calorias perde bicicleta ergometrica bjs!!
  12. Ruthe disse:
    eu presciso perder 10 kilos, e não tenho tempo para ir para academia, então estou pensando em cobrar um aparelho de ginastica mais estou em dúvida sobre: bicicleta ergometrica, simulador de caminhada e stepper, não sei qual desses ajuda mais a emagrecer.
  13. anonima disse:
    Olá gente, eu gostaria de saber se alguém pode me ajudar, se alguém souber de algum esporte q ajuda na perca da “barriguinha”, por favor, mande a resposta para o meu e-mail: laisa_bage@yahoo.com. Obrigada, e se puder mandem também quantas calorias perderia por minuto. Obrigada!!
  14. Sílvio disse:
    Isa, se numa corrida são queimadas 20 calorias por minuto, então em 60 minutos(uma hora) se queimam 1200 calorias!!! A sua explicação dada ao Sr. Ediso Xavier
    levaria ao recálculo da media de queima calórica por minuto, que resultaria em 10 calorias e não 20, acarretando um erro de informação ainda maior!
    Sugiro que apresente uma tabela de queima calórica só para corrida, onde sejam considerados a velocidade ou km por hora, o peso do corredor e dificuldade do percurso.
  15. PATRICIA disse:
    ADOREI ,CAMINHO 1H TODAS AS MANHAS E PERDI 33 KGS EM 5 MESES, COMEÇEI COM 1H HJ ,CAMINHO 1H E MEIA, INTERCALADO COM CORRIDA , 2 X DE 10 MIN…ADORO E QDO FATO 1 DIA, COMO HJ, SINTO FALTA, MEU DIA ESTÁ PERDIDO…ADOREI O SITE.
  16. Isa disse:
    Ediso, no texto diz:
    “Correr durante uma hora em uma esteira queima aproximadamente 600 calorias (leve em conta que você não vai correr durante os 60 minutos ininterruptamente, mas vai variar o ritmo). ”

    Por isso queima-se em média 600 calorias por hora.

    Sucesso!!!!

    Isa
    http://www.eliminandopeso.com.br/

  17. Ediso Xavier disse:
    Não entendi o cálculo na Corrida. Está escrito 20 calorias/minuto. Depois que correr uma hora queima aproximadamente 600 calorias. Mas se 1 hora = 60 min as calorias queimadas não deveriam ser 60*20=1200 calorias por hora??? Ou estou com muita pressa para perder peso? :)
  18. Regiane disse:
    Adorei essas dicas. Faço caminhada a seis meses todos os dias e já emagrci 30 kg. Agora faço caminhada e comecei a fazer cooper de 10 minutos,sei que é pouco tempo mas para quem começou a 6 meses atrás e não conseguia nem 1 minuto…rs..rs.. Realmente a resistência melhora.Vale a pena começar e não desistir. O processo para emagrecer é demorado mas quando vemos o resultado vale a pena. Sem dizer que a auto-estima melhora muito.
  19. nelis disse:
    Muito bom mesmo este blog, esclareceu minhas dúvidas à resteito do assunto. Nota 10!!!!!!Amei!!!
  20. Raylane disse:
    AHHH, amei este site acho que vaai me dar disposição p/
    tentar emagrecer.
  21. lhcardoso disse:
    ola pessoal, pratico jiu jitsu e volei de 2 a 3 veses na semana e recomendo os dois esportes tanto pra quem quer emaqrecer e melhorar a qualidade de vida.
  22. ALLAN disse:
    Bom dia pessoal. como não tenho tempo de ir a academia estou querendo comprar uma aparelho de ginástica mais não sei qual compra ai vem a minha pergunta qual aparelho é melhor pra perder peso. esteira ou simulador de caminhada?? aguardo respostas
  23. ALLAN disse:
    Ola Bom Dia. Estou Querendo Comprar Uma Aparelho de Ginastica Mais Não Sei Qual Comprar
  24. Hélen disse:
    Adoro o site! Eu pratico a musculação, intercalando com caminhada, durante o treino. Tenho obtidos bons resultados, após 5 meses. Já nadei muitos anos, é excelente! Parei por alergia ao cloro e pretendo retomar agora que esquentar.Outro exercício legal que não foi citado é a Hidroginástica.
  25. cleópatra disse:
    Ameei o site. Eu treino natação e recomendo. Tinha problema de bronquite, mas depois q entrei pra natação, nunca mais tive. É muito bom! Além de melhorar na saúde, emagraci bastante também. É muito bom! :)
  26. Regiane disse:
    Eu amei este blog!! Tem 3 meses que comecei a fazer caminhada de 30 minutos e fazer spinnig 1 hora por dia, esta sendo ótimo, já perde 7 kilos, e estou muito feliz, como de tudo um pouco, e no final de semana acabo sempre abusando de doces e mesmo assim nao engordo!!
  27. R disse:
    adorei o blog. tenho uma duvida, o que é melhor, fazer caminhadas ou exercicios em aparelhos( p se perder peso)
    responda-me assim q puder. obrigada
  28. João Paulo disse:
    Gostaria de saber sobre a queima de calorias quando pedalamos afinal é o exercicio que pratico,acho mas pratico do q caminhar e parece ter resultados mais rapidos.
  29. GHUGHUBOXE disse:
    Voce disse aeroboxe e não boxe,no treino de boxe olímpico ou tradicional se queima em média 900 ou mais calorias por hora treino….
  30. shirley disse:
    eu amei esse site
  31. Layne disse:
    Olá quantas calorias se gasta numa roda de capoeira ou praticando os exercicíos de capoeira??? Desde já Obrigado.
  32. Andréa Andrade disse:
    Minha filha de 12 anos está fora do peso,porém o que me assusta e a incomoda mais são as pernas estarem muito grossas,qual o exercicío melhor para diminuir as coxas,além do emagrecimento.obrigado
  33. diana disse:
    Adorei este site, eu já pratico esportes desde criança,mas graças a Deus nunca precisei me preocupar com as calorias!!!Mas por curiosidade quis saber quanto se gasta em handebol,futsal,corrida e natação.
    Mas não tem quantas calorias se perde em uma partida de peteca!!!!Muito obrigada por proporcionarmos este site para ficarmos mais por dentro !!
  34. ALEXANDRE disse:
    QUERIA DIZER AOS COLEGAS QUE QUEIRAM PERDER PESO E MEDIDAS ,TOMEI VARIOS REMEDIOS P/ EMAGREÇER TIVE RESULTADOS RAPIDOS MAS VARIOS PROBLEMAS DE SAUDE , ENGORDAVA O DOBRO , MAS HÁ TRES ANOS FAÇO CAMINHADA TODOS OS DIAS 1HORA , COMO DE TUDO UM POUCO , EMAGRAÇI 20 KILOS , PESAVA ANTES 106 KILOS TENHO 169 ALTURA , SIMPLESMENTE SOU OUTRA PESSOA OBRIGADO
  35. ericleide disse:
    nossa parabens eu amei o seu site muit maravilhoso mesmo beijinhos
  36. FERNANDA SILVA disse:
    Muito bom esses comentários, o site foi bom e explicado de acordo com o trabalho que o meu filho tinha que fazer.
  37. caroline disse:
    eu achei esse site muito interessante porque eu estava querendo saber quantas calorias se gasta jogando handebol e nenhum site tinha isso e depois de muito tempo eu achei esse sitee!!!!

    ainde bemmm

    adorei o site parabensss

  38. Andrea Claudio disse:
    Isa, gostaria de tirar uma dúvida, tenho 32anos e gostaria de praticar natação, no entanto gostaria de saber se meus membros superiores não ficarão largos (como ombros) ?

Leave a Reply

*
© 2014 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie