O grande problema da obesidade

Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: o excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, cardiovascular, diabetes, apnéia do sono e osteoartrite.

O grande problema da obesidadeA estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 1,9 milhão de mortes no mundo por falta de atividade física, ou sedentarismo. O exercício físico é encarado como algo sofrível e é muito difícil entender como o nosso cérebro é capaz de sabotar um comportamento que só traz benefícios e longevidade.

O que nós precisamos perceber é que existe um comportamento antropológico que nos leva a acumular gordura e ter aversão por gasto calórico, pois a oferta alimentar em nosso processo de evolução era escassa; mas hoje o cenário é muito diferente, onde a oferta de alimentos é imensurável e a necessidade de exercício físico torna-se obrigatória. Treinar e gastar calorias deve se tornar um hábito diário.

A realidade é que as pessoas estão engordando muito, crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais e de todos os credos. No entanto isto pode ser mudado com muito pouco: a recomendação da OMS é a de que para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose, controlar peso e promover o bem-estar psicológico todos devem praticar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada por dia.

Fonte: Bem Star

Share This Post

Related Articles

2 Responses to “O grande problema da obesidade”

  1. Vivi disse:

    Pois é, a obesidade pode mesmo predispor ou agravar problemas de saúde, como ostreartrite. Não estou obesa, mas pré-obesa (quase lá) e ultimamente tenho sentido dores em diversas articulações. esta semana meu joelho começou a doer. Ainda não fui ao médico, mas não duvido q possa ter a ver com o excesso de peso…

  2. Amanda disse:

    Gente, criei um site para compartilhar o meu sofrimento rumo ao peso ideal.

    http://emagrecimento4ever.blogspot.com/

Leave a Reply

*

© 2017 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie