Verdades sobre o emagrecimento

Verdades sobre o emagrecimento

Se você está em dúvida se as atitudes que vem tomando estão corretas para reduzir o peso e para ter uma alimentação saudável, o ideal é procurar o auxílio de profissionais que possam lhe ajudar com este objetivo. Existe muita informação disponível na mídia, porém nem tudo o que se diz é correto.

Conheça algumas afirmações corretas e que estão compatíveis com a intenção de emagrecer de forma saudável. Vale a pena reavaliar as suas atitudes incorporando o que for possível destas dicas.

– Consumir fibras ajuda a emagrecer!

Esta afirmativa está correta.
O aumento no consumo de fibras solúveis e insolúveis na dieta, proporciona saciedade e diminui consequentemente, a fome.
Alimentos ricos em fibras exigem maior tempo de mastigação, o que estimula a salivação e diminui a ingestão de outros alimentos; proporcionando uma redução no consumo calórico. A mastigação também exerce efeito direto sobre o hipotálamo, produzindo sensação de saciedade.

As fibras podem ser utilizadas no emagrecimento, pois não são digeridas pelo organismo e não fornecem calorias. Mas, além disso, estudos vêm comprovando que as fibras reduzem a quantidade de calorias que são absorvidas dos alimentos. As pessoas que se alimentaram da dieta contendo mais fibras absorveram menos gordura do que aquelas que comeram poucas fibras.

– Emagrecer fica mais fácil associando a dieta ao exercício físico!

Esta afirmativa está correta.
Praticar exercícios favorece o aumento da demanda de energia do corpo. Gastando mais energia e controlando o consumo alimentar, fica mais fácil emagrecer.

– Toda dieta de emagrecimento deve fornecer menos calorias do que habitualmente o corpo gasta!

Esta afirmativa está correta.
Dietas para redução de peso corporal devem ser hipocalóricas, ou seja, devem oferecer um valor calórico menor do que o valor energético total (VET) gasto pelo corpo. As dietas, mesmo com menos calorias, devem estar equilibradas em nutrientes para facilitar o bem-estar e não comprometer a saúde. Dietas mal planejadas podem levar a deficiências nutricionais e comprometer a integridade da saúde.

– Como abusei hoje, devo caprichar mais nos exercícios do dia!

Esta afirmativa está correta.
Esta é a famosa “Lei da Compensação”. Não é porque exagerou hoje que deve retomar os cuidados com a alimentação e com a atividade física só na próxima semana … ou no próximo verão… O ideal é aproveitar, sempre que possível, para caprichar um pouco mais nos exercícios do dia, aproveitando para assim queimar um pouco mais de calorias! É importante não esquecer que a alimentação também precisa voltar a ser equilibrada.

-A gordura é o maior vilão para quem faz a maioria das refeições fora de casa!

Esta afirmativa está correta.
Sem dúvida o consumo excessivo de gorduras. Restaurantes e lanchonetes costumam disponibilizar ao consumidor muitos produtos fritos, imersos em gordura, carnes gordas, muitas vezes preparações ricas em queijos, molhos com creme de leite, entre outras.

A gordura fornece 9 calorias por grama consumida. Exagerar neste componente dificulta o sucesso na redução do peso e compromete a saúde.

– Consumo rotineiro do couvert prejudica o emagrecimento!

Esta afirmativa está correta.
Normalmente as opções servidas no couvert são: vários tipos de pães, patês, queijos, embutidos, coqueteis alcoólicos entre outros. Produtos que mesmo em pequenas quantidades oferecem alto valor calórico. Fazer aperitivos rotineiros com estes produtos prejudica sim o emagrecimento, pois muitas vezes oferece mais calorias do que a própria refeição.

Fonte: Portal do Coração

Share This Post

Related Articles

One Response to “Verdades sobre o emagrecimento”

  1. Pri disse:

    Muitas pessoas se perdem nos mitos da dieta. Muito legal vc esclarecer isso aqui.

    Beijos e feliz Pascoa!

Leave a Reply

*

© 2018 Eliminando Peso. All rights reserved. Site Admin · Entries RSS · Comments RSS
Powered by WordPress · Designed by Theme Junkie