Alimentos que despistam a fome

Alimentos que despistam a fomeAchei uma matéria na Revista Boa Forma muito interessante. É uma lista de 25 alimentos que “disfarçam” a fome… dão aquela enganadinha básica no estômago da gente.

Vale a pena dar uma lida… se o tempo for curto, passe o olho no nome destes alimentos:
Café-da-manhã: Abacaxi, Aveia, Pão Integral, Ovo, Queijo Branco,
Almoço: Arroz Integral, Farelo de Trigo, Abóbora, Cenoura
Jantar: Peito de Peru, Tofu, Folhas Verdes
Lanches: Banana, Iogurte, Barra de Cereais, Damasco, Amendoim, Biscoito com Fibras, Soja Tostada
Sobremesas: Gelatina, Melância
Bebidas: Suco de Limão, Chá de Ervas, Café, Água

25 alimentos que seguram a fome
Será que existem alimentos com o poder de enganar o estômago? Vinte e cinco leitoras disseram a BOA FORMA que sim! E listaram 25 comidinhas (gostosas) com efeito antifome. Para comprovar esse poder, consultamos três nutricionistas feríssimas no assunto – Cynthia Antonaccio, de São Paulo, Joselaine Stürmer, de Porto Alegre, e Lucyanna Kalluf, de Curitiba. Elas garantem: pode apostar nesta lista que vai ajudá-la a controlar a gula. Aproveite! Este é o nosso presente de Natal para você!

Café-da-manhã
Abacaxi
Comer uma fatia de abacaxi no café-da-manhã me deixa sem fome até o almoço”, diz Carmem Lima, 32 anos, de São Paulo. Por que funciona: rico em fi bras, o abacaxi mantém o estômago ocupado na digestão por mais tempo, o que segura a fome. Também tem várias vitaminas e minerais importantes para o equilíbrio geral do organismo. E um corpo saudável corre menos risco de cair na armadilha da gula.

Aveia
“Mingau de aveia faz a gente quase esquecer a comida no resto do dia”, conta Rosana Meirelles, 49 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: as fi bras da aveia se expandem no estômago. Depois, são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade. Se preferir, polvilhe o cereal nas frutas ou no iogurte.

Pão Integral
“Ele estica muito mais a sensação de saciedade que o pão branco”, garante Maria Toniolo, 35 anos, de São Paulo. Por que funciona: além de deixar você satisfeita com menos comida – por causa das fi bras dos grãos –, pães e massas integrais têm o poder de manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando que a fome volte logo.

Ovo
“Comer ovo de manhã é batata: a fome fica menor nas outras refeições!”, diz Eliane Duarte, 36 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: o ovo é fonte de proteína – nutriente que tem uma estrutura molecular complexa, exigindo uma digestão lenta. Por isso, deixa você sem fome por um bom tempo.

Queijo Branco
“No meu café não falta queijo branco. Senão chego esfomeada no almoço”, diz Elisabeth Duarte, 48 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: como o ovo, o queijo tem proteína e, por isso, sacia bem a fome.

Almoço
Arroz Integral
“Quando estou com muita fome, troco o arroz branco pelo integral. Preenche o estômago mais rápido”, conta Amanda Rodrigues, 25 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: esse tipo de arroz, que vem com a casquinha, leva mais tempo para ser digerido do que o branco. E enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.

Farelo de Trigo
“Misturo farelo de trigo na massa ou no arroz. Funciona bem contra os exageros”, diz Graziela Belles, 25 anos, do Rio Grande do Sul. Por que funciona: ótima idéia! Juntar o farelo de trigo a outros alimentos aumenta o volume – dá impressão de ter uma porção mais generosa no prato. Além disso, o farelo reduz o índice glicêmico da massa e do arroz, e IG baixo é garantia de apetite tranqüilo.

Abóbora
“A abóbora é minha aliada contra a balança! Me ajudou a perder 8 quilos”, diz Daniela Amaral, 25 anos, do Rio Grande do Sul. Por que funciona: tem fi bra de monte e poucas calorias (tem só 33 calorias por 100 gramas), por isso, você pode comer bastante sem medo de engordar. Não é à toa que faz sucesso na turma do regime. Pode ser assada ou cozida, doce ou salgada.

Cenoura
“Além de folhas verdes, como bastante cenoura na salada. Mastigar esse legume diminui minha gula”, diz Adriana Afonso, 27 anos, de Brasília. Por que funciona: a textura fi rme da cenoura exige mesmo que você mastigue, mastigue, mastigue… Com isso, o cérebro entende que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida. Além disso, comendo devagar, você consome menos comida nos 20 minutos que seu organismo leva para “desligar” a fome.

Jantar
Peito de Peru

“Colocar peito de peru no sanduíche mata minha fome mais rápido”, diz Ana Claudia Rizo, 28 anos, de Uberlândia (MG). Por que funciona: além de proteína, o peito de peru tem um pouco de gordura (mesmo o light), que, durante a digestão, estimula o corpo a produzir um hormônio, a colescistocinina, que corta a gula. É isso mesmo: para emagrecer a gente precisa de gordura, de boa qualidade, é claro, e não mais do que 10% das calorias diárias.

Tofu
“Gosto do tofu geladinho com cheiro-verde e shoyu. É leve e me ajuda a comer menos no jantar”, conta Helena Cardoso, 40 anos, de Goiânia. Por que funciona: esse queijinho (de soja) carrega apenas 40 calorias em 100 g, e pode entrar à vontade no seu prato, dando volume à refeição. A dose de proteína, apesar de pouco, também ajuda a domar a fome.

Folhas Verdes
“No jantar, devoro um prato grandão de folhas verdes com tomate e pepino. Depois, como uma fruta e pronto: me sinto bem alimentada”, diz Márcia Queiroz, 27 anos, de São Paulo. Por que funciona: campeãs de fibras, as folhas exigem muita mastigação – ninguém engole uma saladona sem trabalhar muito com os dentes. E a mastigação é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer.

Lanches
Banana

“É gostosa, fácil de levar para o trabalho e sossega a fome entre as refeições”, diz Fernanda Villas Boas, 23 anos, de São Paulo. Por que funciona: não parece, mas a banana tem fibras e, por isso, forra o estômago. Também carrega ferro, potássio e triptofano – substâncias que dão pique e diminuem a compulsão a comida. Mas, com 90 calorias, em média, não pode ser consumida à vontade.

Iogurte
“Um iogurte desnatado e a larica da tarde desaparece”, garante Simone Fernandes, 26 anos, de Macaé (RJ). Por que funciona: rico em proteína, não só aplaca a fome como evita que ela volte rápido. Se quiser esticar a sensação de saciedade, junte aveia.

Barra de Cereais
“Esse lanchinho tem poucas calorias, engana o estômago e faz o intestino funcionar melhor”, revela Jeane Marques, 25 anos, de Paranavaí (PR). Por que funciona: as que têm castanhas, cereais (como a aveia) e frutas secas cortam a fome e dão energia. Cuidado com as versões carregadas de açúcar e sem quase nada de cereais integrais – disparam o índice glicêmico, e lá vem fome.

Damasco
“Docinho, o damasco acaba com aquela vontade de comer alguma coisa no meio da manhã”, diz Mônica Rodriguez, 31 anos, de São Paulo. Por que funciona: desidratado, concentra frutose (açúcar da fruta) e vale por um docinho com apenas 20 calorias por unidade. A sensação de saciedade fi ca por conta das fibras.

Amendoim
“Carrego um punhado de amendoim na bolsa para aliviar a fome da tarde”, conta Leda Ribeiro, 32 anos, de São Paulo. Por que funciona: a gordura boa do amendoim regula o açúcar no sangue e rende uma sensação de saciedade prolongada, evitando beliscos. Mas não exagere: 10 g têm 55 calorias.

Biscoito com Fibras
“Para acabar com o desejo por doce, como biscoitinho com fibras”, diz Thereza Moreira, 32 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: é uma opção saudável para driblar a fome que pinta entre uma refeição e outra. Mas, em excesso, engorda.

Soja Tostada
“No lanche, como soja tostada. Foi um dos truques que me ajudou a perder 66 quilos”,diz Lia Santis, 30 anos, de São Paulo. Por que funciona: além das fi bras, tem isofl avonas (hormônios naturais), zinco, vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que equilibram os hormônios femininos. E os hormônios, você sabe, infl uem muito na gula.

Sobremesas
Gelatina

“Se fico sem doce no almoço, meia hora depois estou atrás de chocolate. Então, sempre como gelatina diet de sobremesa – tem poucas calorias e acaba com a minha larica fora de hora”, diz Flavia Gamonar, 21 anos, de Bauru (SP). Por que funciona: a gelatina é uma proteína, nutriente que demora mais a ser digerido. Além disso, contém grande quantidade de água, o que ocupa o estômago. Com a vantagem de render várias receitas de baixas calorias.

Melância
“Corto o apetite voraz comendo melancia. É minha aliada até na TPM, quando a vontade de doce é quase incontrolável”, conta Leilane da Silva, 28 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: essa fruta tem uma quantidade incrível de água e, por isso, sacia muito! Como tem um montão de fibras, exige que a gente fi que mastigando por mais tempo. Além disso, você pode comer uma porção generosa já que uma fatia média contém só 50 calorias.

Bebidas
Suco de Limão
“Para fi car fi rme na dieta, bebo limonada (com adoçante!) gelada. Refresca e me faz esquecer dos doces”, diz Marcia Cristina Marinho, 30, de Ubiratã (PR). Por que funciona: o azedinho do limão inibe a vontade de comer algo doce. Isso porque esse sabor satura as papilas gustativas que também estão no comando da fome.

Chá de Ervas
“Beber chá (muito chá!) – perto de 1 litro por dia, sem açúcar e longe das refeições – me faz comer menos. Emagreci 9 quilos em dois meses depois que adotei essa estratégia”, diz Viviana Lima, 28 anos, de São Paulo. Por que funciona: chá, em geral, acalma o estômago. Mas se quiser ir direto ao ponto, beba chá de capim-cidreira (reduz a compulsão por comida), verde (acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar gordura), cravo e canela (diminui a fi ssura por doce).

Café
“Gosto de beber um cafezinho após o almoço. Assim não sinto falta da sobremesa”, revela Karine Parússolo, 27 anos, de São Paulo. Por que funciona: como acontece com o limão, o sabor forte do café deixa as papilas gustativas “satisfeitas”. É por isso que compensa o doce da sobremesa.

Água
“Quando estou a ponto de atacar um chocolate, bebo água. E a vontade passa”, conta Aline Marta de Lima, 23 anos, do Rio de Janeiro. Por que funciona: a água ocupa espaço no estômago, preenchendo momentaneamente aquele “vazio” que faz você sonhar com um biscoito recheado no meio da manhã ou da tarde. Portanto, água para dentro!

Escrito por: Eliane Contreras – Revista Boa Forma

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11 Responses to “Alimentos que despistam a fome”

  1. jully disse:

    olá pessoal eu tenho 17 anos pesso 75kl.e nao aguent mais todos me chamarem de gorda ou “PORPETA”.preciso muito emagrecer para provar q eu posso ser magra.pq aos meus 12/13 anos eu era muito magra agora estou me sentindo enorme nem as calças servem em mim!!! 🙁 por favor me ajudemmmmmm

  2. lia disse:

    Oi,eu gostei muito das dicas!Eu preciso emagrecer 10 kilos,acho que se eu trocar o pao de manha pelo mingau de aveia ou 2 ovos com certeza vou emagrecer!Uma vez fiz dieta quase sem carboidratos perdi 8 kilos em 2 semanas!

  3. adriana disse:

    Depois que tive meu filho engordei 22kilos e não consigo mais voltar aos meus 65kilos, e muito difícil fazer deitas mais vou continuar tentando.

  4. Amiga disse:

    Nathália Araújo, eu tenho 1,54 de altura e estou com 61 kilos. Também quero emagrecer e chegar aos 57 kilos. Engordei por que precisei de medicamentos que engordam. Porém, quanto mais quero emagrecer, mais fome sinto. É chato as pessoas dizerem que vc está forte, mas querendo dizer: “gorda.” Eu tomei cortisona que engorda. Mas parei de tomá-los.

  5. nathalya araujo disse:

    olá eu tenho 1,65 tenho 12 anos e pesso 61 kls vcs acham que eu to obsa e eu não tenho todos esses alimentos em cas ajá estou de saco cheio com minha irmão mim chamando de baleia de gorda eu não mim sinto bem ,nas escola é a mesma coisas os garotos mim cham de “que gorda feia””de gordinha ”
    isso mim magoa temho duas amigas super magras e não gosto de ver só eu gorda
    porfavor mim ajudem estou disisperada.

  6. Mary disse:

    Ola pessoal eu ainda não tentei essas dicas,
    mas pelos comentarios acima parece resolver sim.
    Estou pesando 62 quilos e tenho um 1,63 de altura quero chegar ao 56 quilos mas todas as receitas q tenho tentado não resolveram,ainda sinto muita fome e por isso acabo comendo e saindo fora da dieta. Quero muito a ajuda de vcs. Obrigada!

  7. Gustavo disse:

    O certo e vc fazer exercicos

    Come muito? MUITO EXERCICO

    Come pouco? Pouco Exercico

    Se vc consome 2000 kalorias por dia vc tem q perder 2500 Kl

    Entende ?

  8. eliane alves de farias disse:

    tenho 1m e60 e estou pesando 96kilos gostara de saber se posso contar com ajuda de vcs para fazer uma orientaçao alimentar eu sinto uma fome desesperada e so consigo dormir se minha barriga estiver bem cheia tomo medicamentos para pressao alta e depressao pois nao tenho vontade de sair de casa com este corpo a barriga pareçe de 9 meses tenho 49 anos sera por causa da minha idade sendo que meu maniqim era 36/38 ate o meu pe cresceu
    me ajudem prescisao muita ajuda obrigada eliane alves de farias

  9. Flavio disse:

    OI,muito boa a reportagem postada! Cheguei a emagrecer 10 kg em 2 meses usando um pouco dessas dicas dadas, coloquie o cha verde no meu cardapio tomo quase um litro por dia, agora queria uma dica, continuo com uma barriginha… como posso fazer para perde-la?

  10. Patrícia disse:

    Eu adorei ter o conhecimento destas dicas para me ajudar a manter a dieta. Adoreiiii! Pena que às vezes a gente se encontra em momentos de dinheiro curto para se mantger a dieta, mas, se me encontro em um desses momentos, procuro me virar com o que tenho em casa mesmo. Não é lá estas coisas, mas, dá para segurar.
    Beijos.

  11. Renata disse:

    Olá, Isa… legal essa lista… pra mim a água, a gelatina e o abacaxi funcionam super bem, disfarçam muito a fome. Tenho usado muito essa estratégia na minha dieta (rs).Ótima dica.
    Beijos

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